explique sobre os aspectos naturais da índia, vegetação, agricultura, relevo e clima.
Soluções para a tarefa
RELEVO
O relevo da Índia pode ser dividido em três. Ao norte encontra-se a Cordilheira do Himalaia, com cerca de 40 montanhas com mais de 7.500 metros de altitude; por isso, é conhecida como o "teto do mundo". Aos pés do Himalaia estende-se a planície Indo-gangética, de formação sedimentar recente, com solos férteis. Mais ao sul, ocupando metade da Índia, localiza-se o planalto do Decã, de formação antiga e cristalina, responsável por fartos recursos minerais, como ferro e manganês. Na parte ocidental, esse planalto tem escarpas mais elevadas, chamadas de Gates, onde nascem vários rios que correm para o Oriente.
CLIMA O clima dominante, é o TROPICAL, mais com quatro estações bem definidas. No sul, a temperatura é constante em todo o ano (cerca de 26° C a 28°C). Mas no norte, as variações são muito grandes. Na estação fria, a temperatura varia de 17°C, sendo mais baixa no norte, que no sul. Nas grandes altitudes, o clima frio é predominante com neves eternas. As chuvas são mais abundantes a oeste do planalto.
Nas regiões setentrionais neva com frequencia no inverno. O clima é tropical e ventoso, exceto na zona montanhosa do Himalaia e do Hindu Kush.
VEGETAÇÃO Com uma grande variedade de condições climáticas - do tórrido ao ártico, a Índia possui uma vegetação rica e variada. Existem cerca de 45.000 tipos de plantas e arbustos, constituindo 7% da flora mundial. Com 81.000 espécies, a Índia tem 6.5% da fauna do mundo. Existem atualmente 80 parques nacionais e 441 santuários de vida selvagem. A vegetação da Índia é de florestas tropical, vegetação desértica, savanas e regiões de altas montanhas