explique sobre a solubilidade dos compostos orgânicos,
Soluções para a tarefa
Existem três aspectos que devem ser considerados quando analisamos a solubilidade dos compostos orgânicos em água e entre si, que são: a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica.
Polaridade:
Há uma regra (que está sujeita a exceções) que se aplica não somente aos compostos orgânicos, mas à grande maioria das substâncias, no que se refere à solubilidade, que é:
Regra de polaridade
Desse modo, temos que somente os compostos orgânicos que são polares é que se dissolverão na água, que também é polar.
A polaridade da água pode definir se o composto orgânico irá se dissolver nela ou não. A maioria dos compostos orgânicos não se mistura com a água porque são apolares.
Forças de atração intermolecular
Embora os solutos apolares se dissolvam melhor em solventes apolares e vice-versa, existem exceções, como ocorre com a gasolina, que é apolar e se dissolve muito bem no etanol, que é polar. Assim, o mais correto é considerar a solubilidade em termos de intensidade das forças intermoleculares. A possibilidade de ocorrer a dissolução aumenta quando a intensidade das forças atrativas entre as moléculas de soluto e de solvente é maior ou igual à intensidade das forças de atração entre as moléculas do próprio soluto e entre as moléculas do próprio solvente.
Tamanho das cadeias carbônicas:
Além da semelhança de polaridade e das interações intermoleculares, o tamanho aproximado das moléculas também contribui para uma maior solubilidade.