explique sobre a educação no iluminismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para o Iluminismo, todos os homens são igualmente dotados de uma luz natural que torna todos capazes de aprender. Pela educação, pela ciência e pela filosofia, os homens desenvolveriam sua capacidade mais fundamental, ou seja, eram instrumentos da consciência individual autônoma contra a ignorância.
Explicação:
Citando pelo menos 5 característica da educação iluminista estavam envolvidas: consciência individual autônoma; noção de progresso; caráter pedagógico; pensamento laico e, autoridade.
1) Consciência individual autônoma - a pessoa deveria fazer uso do próprio entendimento e não agir conforme aquilo que lhe diziam. O treino de sua razão o fariam capazes de intervir na realidade para organizá-la racionalmente. Quando se dizia que o homem possui consciência individual autônoma, isto era o mesmo que dizer que ele não precisa de uma autoridade externa, seja política, religiosa ou até mesmo médica; também significa que pode ser livre em relação às suas emoções, paixões e desejos. O indivíduo era livre, conceito baseado no livre comércio e oposto ao absolutismo, individual, ou seja: consciente e capaz de se autodeterminar e que deveria ser tratado com igualdade jurídica em relação aos outros, uma forma de garantir sua liberdade.
2) Noção de progresso - a mentalidade da época, influenciada pela Revolução Industrial, era a de que, se o homem tinha pela razão as condições de enfrentar os problemas que a realidade lhes apresentava, ele tinha pela ciência e pela tecnologia as condições de se impulsionar para a verdade e ao progresso humano.
3) Caráter pedagógico - para o Iluminismo, todos os homens são igualmente dotados de uma luz natural que torna todos capazes de aprender. Pela educação, pela ciência e pela filosofia, os homens desenvolveriam sua capacidade mais fundamental, ou seja, eram instrumentos da consciência individual autônoma contra a ignorância. Os estudos do ser humano e da história são a prioridade pois, por meio de ambos, poderiam colocar em perspectiva aquilo que não deu certo no passado em relação às necessidades de todos na sociedade.
4) Pensamento laico - tudo aquilo que pudesse dificultar o aprimoramento da razão deveria ser questionado. Era preciso, portanto, identificar quais eram esses obstáculos. O principal era a autoridade religiosa que impunha crenças irracionais a fim de manter os homens submissos.
5) Autoridade - o homem não poderia permitir que alguém assumisse a responsabilidade pelo seu pensamento. O homem tem a capacidade de fazer uso da própria razão para estabelecer seus modos de conduta e deve ser o único responsável pelas suas decisões. Tudo aquilo que tenta impor um pensamento prévio e uma forma de agir, até mesmo a medicina, deveria ser enfrentado se não puder ser justificado racionalmente ou que recorra ao medo e à força para ser cumprido.