Biologia, perguntado por KarenCaraubas, 1 ano atrás

- Explique resumidamente as características dos seguintes tecidos animais ;
A) muscular
B) nervoso

Soluções para a tarefa

Respondido por Leanalves
1

O tecido muscular é caracterizado por sua contratilidade e as células que formam esse tecido são de formato fusiforme e recebem o nome de miócitos (fibras musculares). Há 3 tipos de tecido muscular: 

1 - Não-estriado ou liso, contração involuntária, presente nos órgãos viscerais internos como esôfago, estômago, útero e vasos sanguíneo; 
2 - estriado esquelético, contração voluntária, forma os músculos que estão ligados a estrutura óssea, permitindo a movimentação do corpo;
3 - estriado cardíaco, contração involuntária, forma a musculatura do coração e os batimentos cardíacos mantêm a circulação de sangue no nosso corpo.

A movimentação involuntária dos tecidos muscular esquelético e cardíaco, também denominada contração muscular, tem a participação dos filamentos proteicos de actina e miosina, envolvidos na contração e distensão das fibras musculares. 

Resumidamente, a contração muscular inicia-se com um potencial de ação muscular, liberando Ca2+ do retículo sarcoplasmático dos miócitos. 

A contração muscular é dependente da liberação de íons Ca2+ que se associam à troponina fazendo com que a miosina seja exposta e fixe-se e deslize sob a actina, formando o complexo actomiosina, propiciando a contração muscular. 

O relaxamento do músculo ocorre quando cessam os impulsos nervosos e, consequentemente, não há liberação de Ca2+, desfazendo o complexo actomiosina.

O tecido nervoso está envolvido na coordenação das funções de diferentes órgãos, constituindo o sistema nervoso, dividido em: 

1 - Sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo e medula espinhal e;
2 - Sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos. 

Ambos os sistemas são formados pelos neurônios, que são as células nervosas responsáveis pelos impulsos nervosos (formadas pelo corpo celular, dendritos e axônio) e os gliócitos, que são as células glia responsáveis por envolver (formando a bainha de mielina) e nutrir os neurônios.

Os impulsos nervosos ou sinapses são as conexões estabelecidas entre um neurônio e outro (interneurais), um neurônio e uma fibra muscular (neuromusculares) e entre um neurônio e uma célula glandular (neuroglandulares), por meio de mediadores químicos, denominados neurotransmissores. 

O potencial de repouso, por exemplo, entre um neurônio e outro, é mantido pela bomba sódio e potássio, onde a membrana do neurônio apresenta carga elétrica positiva do lado externo e negativa no lado interno. 

Com a liberação dos neurotransmissores, ocorre a despolarização da membrana dos neurônios, gerando os impulsos nervosos. Essa alteração de cargas é denominada potencial de ação. À medida que os mediadores químicos são degradados, cessam os impulsos nervosos, havendo a despolarização dos neurônicos, mantendo-os em potencial de repouso.

Perguntas interessantes