EXPLIQUE QUEM POSSUÍA DIREITOS DE CIDADÃO EM ROMA?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O status de cidadão romano pertencia aos membros da comunidade política romana na qualidade de cidadãos da cidade de Roma. Não era uma condição vinculada à residência em um dos domínios do Império Romano até a Constituição Antonina, emanada pelo imperador Caracala em 212 d.C., que concedia a cidadania a todas as populações que habitavam territórios dentro dos limites do império.
Mais detalhes abaixo caso queira:
Ser cidadão romano comportava uma notável série de privilégios, variáveis durante o curso da história, tendo sido criadas diversas "gradações" da cidadania. Na sua versão definitiva e plena, todavia, a cidadania romana permitia o acesso aos cargos públicos e às várias magistraturas (além da possibilidade de escolhê-las no dia de sua eleição), a possibilidade de participar das assembleias políticas da cidade de Roma, diversas vantagens de carácter fiscal e, importante, a possibilidade de ser sujeito de direito privado, ou seja, de poder se apresentar em juízo mediante os mecanismos do jus civile, o direito romano por excelência.
Espero ter ajudado e marca como melhor
Resposta:
grupos que formava a sociedade romana
Explicação:
os patrícios, acreditavam decender de Rômulo fundadores militaticos de Roma, os plebeus compunham a maioria da população : eram artesãos, pastores, pequenos agricultores, comerciais, os clientes eram pessoas libertas da escravidão ou filhos de escravos. ...