Explique quem foram os Integralistas e os Aliancistas? E o que cada um defendia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nesse período de legalidade, houve um destaque para a atuação de 2 grupos políticos com ideologias diferentes : o integralistas, baseados nas políticas nazi-fascistas, e os aliancistas, comandados pelos comunistas e esse foi o principal grupo rival do Governo Vargas.
Ação Nacional Integralista
Imagem Em 1932, Plínio Salgado lançou, com outros intelectuais, seu Manifesto à Nação, que defendia o integralismo. Assim, fundava-se o movimento político nacional inspirado nas idéias fascistas e nazistas, que deu origem à Ação Integralista Brasileira (AIB), criada em 1934.Entre as ações e princípios que defendiam, destacavam-se: o combate ao comunismo e ao liberalismo; nacionalismo extremo; um Estado poderoso regido pelo chefe da nação; disciplina e divisão de categorias dentro da sociedade. O símbolo do movimento era a letra grega sigma, e tinham como lema as palavras “Deus, pátria e família”. Obedeciam a uma rígida disciplina, vestiam uniformes com camisas verdes ( sendo conhecidos como camisas-verdes ou galinhas verdes) e desfilavam pelas ruas como uma tropas militares gritando “Anauê!” ( “você é meu irmão”, em tupi). Mas caracterizavam-se por atitudes agressivas em relação aos seus adversários. A AIB conquistou empresários, profissionais da classe média e operários.
Aliança Nacional Libertadora
Uma das principais frentes políticas que se opuseram ao integralismo foi a Aliança Nacional Libertadora, cujos membros eram chamados de aliancistas. Foi fundada em março de 1935 e reunia grupos de várias tendências, como socialistas, anarquistas e comunistas. Um dos principais grupos que a integravam era o Partido Comunista, que funcionava na clandestinidade. Luís Carlos Prestes foi eleito o presidente de honra da ANL, da qual o programa político incluía: combate ao capitalismo e ao liberalismo; estatização de empresas estrangeiras; não-pagamento da dívida externa brasileira; realização de uma reforma agrária, com distribuição de terras para os trabalhadores do campo e combate ao latifúndio. Um dos lemas da ANL era “Pão, terra e liberdade”. Mas o governo Vargas declarou a ANL ilegal já em junho de 1935, ordenando a prisão de seus líderes, alegando que eles tinham a intenção de promover um golpe de Estado no país.
Plano Cohen e a Tomada do Poder
Diante da repressão governamental, os comunistas que participavam na ANL planejaram uma revolta militar contra o governo de Getúlio Vargas, e essa revolta ficou conhecida como Intentona Comunista.
No mês de novembro de 1935, promoveram uma série de rebeliões, Como o próprio significado da palavra intentona, já mostrava que foi uma rebelião mal organizada, e que foram facilmente dominadas pelas forças governamentais.
As eleições se aproximavam e Vargas temia a perda do poder, então se aproveitou da recente revolta da Intentona, e manejou o Plano Cohen, Vargas informou a justiça que os comunistas iriam invadir o pais e aterrorizar a população, e então instituiu o Estado Novo, com o pretexto de que o pais estava em guerra. E essa história não passou de um plano para dar o Golpe de estado, e assumir o poder, Vargas se elegeu sem o consentimento do povo.
Explicação:
espero ter ajudado boa noite grata.