História, perguntado por Dudasimas1, 1 ano atrás

explique qual foi a crise do antigo regime


EvelinChristine1: Neste período, ocorreu um conflito entre chefes de dinastias (principes), que se julgavam os donos do governo por direito divino (absolutistas), que se achavam no direito de elaborar as leis à sua forma e não segundo uma constituição, e os constitucionalistas, que acreditavam que o poder deveria ser representativo da vontade popular.

Soluções para a tarefa

Respondido por EvelinChristine1
2
Essa crise é mais conhecida através da Revoluçao Francesa. O antigo regime era baseado no feudalismo, mercantilismo e absolutismo. 

Esse modelo era prejudicial para as aspiraçoes burguesas, por causa do mercantilismo.....e para os ideais de mais democracia e menos injustiça, parcialidade, privilegios e autoritarismo, que eram a marca do absolutismo. 
Alem disso, o que ainda havia de feudalismo na França era traduzido nos privilegios da nobreza e do clero, que nao pagavam impostos e viviam às custas do terceiro estado (povo em geral e burguesia). 

A crise foi deflagrada pelo enorme rombo nas contas do Estado francês.... gastos enormes com guerras e com o luxo da nobreza, clero e reinado.... alem disso, houve péssimas colheitas nos anos imediatamente anteriores à revolução causadas por secas.....mas os impostos continuavam os mesmos.Espero ter ajudado...

Perguntas interessantes