Explique quais efeitos as fibras da divisão simpática e as da divisão parassimpática causam nos pulmões
Soluções para a tarefa
Bom, vamos lá.
As fibras da divisão simpática e parassimpática fazem parte do Sistema Nervoso Autônomo (SNA). O SNA está diretamente relacionado a comunicação e controle interno do organismo e sua vida vegetativa, sendo responsável pelo controle da digestão, vísceras, respiração, vasos sanguíneos e temperatura corporal por exemplo. Exatamente por essas características é também conhecido como Sistema Nervoso Visceral ou então como Sistema Neurovegetativo.
O SNA está dividido em duas partes, que são justamente o sistema nervoso simpático (toracolombar) e o parassimpático (craniossacral). Divisão esta que é estritamente envolvida com as características anatômicas e as funções desempenhada por cada uma dessas partes. Sendo que dos órgãos inervados por esses sistemas, apenas alguns, são inervados pelos dois. Os Pulmões são um deles.
Os sinais enviados pelas fibras da divisão parassimpática aos pulmões, são responsáveis por causar a contração dos brônquios (tubos que levam o ar para esse órgão), enquanto as fibras da divisão simpática estão encarregadas de causar o relaxamento dos brônquios.