explique porque o plantio de árvores pode ser uma área estratégia eficiente para recuperação de áreas que apresentam voçorocas
Soluções para a tarefa
O reflorestamento intencional envolve o plantio e manutenção de vegetação em áreas que tenham sido previamente degradadas ou destruídas e, de acordo com a finalidade do plantio, determinadas espécies são escolhidas. O reflorestamento pode ocorrer por motivos legais, para captação de gás carbônico, para tentar recuperar o ecossistema original com mudas nativas, para fins comerciais com mudas de crescimento rápido, para interesses sociais (como obtenção de alimentos, contenção de encostas), ou simplesmente para minimização da pegada ambiental de pessoas, empresas ou instituições.
Existem termos distintos para plantio de árvores em áreas degradadas: o reflorestamento e florestamento. Há algumas definições para esses termos, mas a diferença entre eles é basicamente o uso prévio do solo:
Florestamento significa o plantio em áreas onde, historicamente, não havia floresta;Reflorestamento é o plantio em áreas em que, historicamente, havia vegetação, mas foi convertida para outro uso.Em alguns casos, a vegetação consegue se regenerar sozinha, em processos naturais. Entretanto, a maioria dos ecossistemas são tão degradados e desgastados que eles sozinhos não são capazes de se recuperar. Grandes construções, como hidrelétricas, rodovias, mineração, agricultura intensiva, pecuária, expansão urbana, exploração de madeira, resultam em grandes taxas de degradação ambiental e na destruição dos serviços ecossistêmicos.
Para se ter uma ideia do tamanho do problema, o Brasil foi o país que mais perdeu áreas de floresta entre 2010 e 2015 no mundo, cerca de 984 mil hectares por ano segundo relatório da ONU! E, para piorar, grande parte do desmatamento é realizado por meio de queimadas, que são um dos maiores motivos de emissão de gás carbônico e material particulado no país. Cerca de 75% das nossas emissões de CO2 vêm do desmatamento e queimadas pela liberação do carbono acumulado na biomassa das árvores.
As florestas trazem diversos benefícios, entre eles a captação de CO2 da atmosfera através da fotossíntese, recuperação de uma área degradada, aumento da qualidade do solo evitando erosão, diminuição do escoamento superficial, regulação climática, entre outros.