explique porque o IBGE considerou como divisas das macrorregioes os limites territorios dos estados brasileiros
Soluções para a tarefa
Os estudos da Divisão Regional do IBGE tiveram início em 1941 sob a coordenação do Prof. Fábio Macedo Soares Guimarães. O objetivo principal de seu trabalho foi de sistematizar as várias "divisões regionais" que vinham sendo propostas, de forma que fosse organizada uma única Divisão Regional do Brasil para a divulgação das estatísticas brasileiras. Com o prosseguimento desses trabalhos, foi aprovada, em 31/01/42, através da Circular nº1 da Presidência da República, a primeira Divisão do Brasil em regiões, a saber: Norte, Nordeste, Leste, Sul e Centro-Oeste. A Resolução 143 de 6 de julho de 1945, por sua vez, estabelece a Divisão do Brasil em Zonas Fisiográficas, baseadas em critérios econômicos do agrupamento de municípios. Estas Zonas Fisiográficas foram utilizadas até 1970 para a divulgação das estatísticas produzidas pelo IBGE e pelas Unidades da Federação. Já na década de 60, em decorrência das transformações ocorridas no espaço nacional, foram retomados os estudos para a revisão da Divisão Regional, a nível macro e das Zonas Fisiográficas.
Resposta:
O Brasil possui dimensões continentais que exercem muita dúvidas a cerca da regionalização do Brasil. A regionalização basicamente é a divisão é uma divisão do território por critérios que são previamente estabelecidos, sendo assim cada área regionalizada se diferencia através das suas peculiaridades.
Como cada região se diferencia uma das outras, os processos de produção também acabam sendo muito diferentes, por isso é necessário compreender a regionalização não só do mundo, mas também do nosso país pois notaremos que a distribuição das formas de produção se adaptam a locais diferentes uns dos outros.
O IBGE faz uma divisão de três macrorregiões do Brasil baseada em critérios econômicos e abrange os territórios estaduais para facilitar a visualização.
Explicação:
Espero ter ajd