Filosofia, perguntado por Lilysantos08, 1 ano atrás

Explique porquê das alternativas estarem incorretas, usando conceitos de Descartes?

Anexos:

davegrohl2006: Como assim? Você quer negar as respostas? ou das 4 respostas tirar a correta conforme está no enunciado da tirinha?
Lilysantos08: Eu gostaria que a explicação do porquê está incorreta
davegrohl2006: Ah, já responderei agora!

Soluções para a tarefa

Respondido por davegrohl2006
3

Explicação:

Farei o argumento de cada uma das alternativas, tá legal?

a) A existência decorre do ato de aparecer e se apresentar independente da essência constitutiva do ser : No caso, a existência de uma coisa só pode ser garantida pela essência da coisa e uma vez que o Cogito, depois de todo o método que comprovou claramente e distintamente que a coisa é real e sua aparência não foi capaz de enganar, a coisa só é coisa se o Cogito chegou à essência da coisa pelo pensamento (intuição)

b) A existência se manifesta pelo ato de pensar que, ao trazer à mente a imagem da coisa pensada, assegura a sua realidade : Não! Embora seja o ato de pensar o processo cartesiano para assegurar a realidade, a aparência do objeto faz com que sua procedência seja colocada em dúvida! Então, se a imagem da coisa vem de forma pura (como no empirismo) , Descartes rejeitará porque a aparência pode mudar e ao primeiro traço de dúvida ou qualquer falha no método intuitivo, já não é real o objeto. Além disso essa alternativa é puramente empirista e Descartes era racionalista.  

c) A existência é concebida pelo ato originário e imaginativo do pensamento, o qual impede que a realidade seja mera ficção : A imaginação para Descartes não era confiável pois a imaginação era um dos  atributos do gênio enganador. Apenas com a constatação de que o gênio enganador não tinha triunfado nas 4 etapas do método (não lembro agora quais eram mas análise e conclusão eram a primeira e a última) é que a realidade de fato é realidade.

d) a existência é a plenitude do ato de exteriorização dos objetos, cuja integridade é dada pela manifestação da sua aparência: Mesmo argumento da letra B! A aparência ou o fenômeno é para Descartes a primeira coisa da qual devemos desconfiar! E nessa resposta, é Fenomenologia pura pois a realidade das coisas é garantida pela sua aparição ou em uma resposta husserliana, um fenômeno é a identificação de um noema em manifestação na minha mente.

Espero ter ajudado e perdoe me o meu equivoco! De fato, era isso que a imagem pedia!

Perguntas interessantes