explique porque a unidade territorial do Brasil esteve ameaçada durante o processo de independência e que ações foram realizadas para mantê -la
Soluções para a tarefa
Com a assinatura dos Tratados de 1810 (Comércio e Navegação e Aliança e Amizade), Portugal perdeu definitivamente o monopólio do comércio brasileiro e o Brasil caiu diretamente na dependência do capitalismo inglês.
Em 1820, a burguesia mercantil portuguesa colocou fim ao absolutismo em Portugal com a Revolução do Porto. Implantou-se uma monarquia constitucional, o que deu um caráter liberal ao movimento. Mas, ao mesmo tempo, por tratar-se de uma burguesia mercantil que tomava o poder, essa revolução assume uma postura recolonizadora sobre o Brasil. D. João VI retorna para Portugal e seu filho aproxima-se ainda mais da aristocracia rural brasileira, que sentia-se duplamente ameaçada em seus interesses: a intenção recolonizadora de Portugal e as guerras de independência na América Espanhola, responsáveis pela divisão da região em repúblicas.
Após Dom Pedro declarar independência, Portugal tentou fazer através de inúmeras formas, com que o Brasil desistisse do processo de independência, desde maneiras pacíficas até modos mais agressivos, como ameaças de conflitos armados. Assim, o Brasil teve que se preparar fortalecendo o exército e a economia do país.
O processo de independência do Brasil
O processo para a conquista da independência do nosso país não foi tão fácil quanto parece. Muitos conflitos internos, ameaças de Portugal e de outros países, dentre outros desafios.
Para fazer com que a independência fosse mantida e a unidade territorial sem ameaças, o Brasil precisou reforçar as forças armadas e tentar fazer com que a economia alavancasse.
Esse processo durou inúmeros anos até que o país estivesse estabelecido como um Estado forte e independente.
Para saber mais sobre a independência do Brasil, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/53138011
#SPJ2