Explique porque a região conhecida como somalilândia não existe
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Somalilândia (em somali: Soomaaliland) é um Estado não-reconhecido internacionalmente. Embora pertença oficialmente à Somália, a região declarou unilateralmente sua independência em 1991 e, atualmente, é um estado na prática.
Localizada na região do Chifre da África, o território incorpora a antiga Somalilândia Britânica, delineada por tratados internacionais realizados entre 1888 e 1897 e faz fronteira com o Djibuti, a oeste, Golfo de Aden, ao norte, Etiópia, ao sul e Somália (Puntlândia) a leste. A Somalilândia é formada por cinco regiões administrativas. Uma sexta região - Saaxil - foi criada em 1996. Possui uma área de cerca de 137.600 km² e sua capital e sede do governo é Hargeisa.
Em 18 de maio de 1991, líderes do Movimento Nacional Somali (SNM) e líderes dos clãs do norte revogaram o ato (1960 Act of Union) que tinha unido os antigos territórios coloniais da Somália Italiana e da Somalilândia Britânica na República da Somália, e declararam a independência da República da Somalilândia.
A Somalilândia manteve uma existência estável, auxiliado pelo domínio opressivo de um clã governante e com a infraestrutura econômica deixado para trás por programas de auxílios militares britânicos, russos, e americanos.
Resposta:
a Somália entrou em colapso econômico, político e social, e o Estado, não conseguindo atender às necessidades da sua população, perdeu espaço para formas paralelas de poder político, sendo a Somalilândia governada por grupos paramilitares que praticam a pirataria em águas internacionais, com suas leis próprias.
Ela "não existe" pois não é reconhecida internacionalmente por outros países, sendo apenas vista como uma "zona de conflitos" dentro da Somália.