Explique por que os estruturalistas recusam a ideia de progresso teórico e técnico, dando um exemplo para sua explicação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
....
Explicação:
Havia, por parte dos estruturalistas anteriores, uma recusa ao empirismo como modo de obter-se conhecimento. Para Strauss, apesar da necessidade de a antropologia atuar empiricamente, o conhecimento maior e mais fundamental dessa ciência somente seria apreendido pelo método estruturalista.
Strauss baseou-se na tese de que há uma estrutura sociológica que permeia as formações sociais. Para que a antropologia lograsse êxito, ela precisaria compreender essa estrutura, que poderia ser entendida com o aprofundamento em culturas diferentes por meio do trabalho de campo. A compreensão dessas diferentes culturas entendidas como partes revelaria elementos comuns entre elas, o que faria com que as partes (cada cultura) fornecessem pistas para a compreensão do todo (a humanidade).
Strauss percebeu os primeiros elementos fortes para a sua tese estruturalista no contato com os índios brasileiros. Ele notou que, por mais que a cultura dos indígenas brasileiros estivesse distante da europeia e de outras, havia uma estrutura social com elementos minimamente parecidos.
Espero ter lhe ajudado!!