Português, perguntado por depaulohistoria1847, 11 meses atrás

Explique por que o narrador se refere à “humildade dessa voz passiva” como comprovação para o fato de não poder ser considerado “chauvinista”. Qual é a função desempenhada, nessa frase, pela expressão "por Flora”? Se o narrador correspondesse à imagem de “bastião do porco-chauvinismo", que estrutura sintática seria utilizada por ele? Justifique.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
19
Nesse trecho o narrador expõe, humildemente, que foi abandonado pela amada, comprovando que sua tristeza é genuína e não há um sentimento de orgulho ferido, tão comum aos homens machistas (chauvinistas).


O narrador faz uso da linguagem para exemplificar que a voz passiva simboliza, entre o casal, que foi a mulher quem agiu para o rompimento da relação. 


Na oração "Fui abandonado por Flora", a expressão por Flora executa a função de agente da passiva, que é o termo que pratica a ação sofrida pelo sujeito. No caso, Flora é o agente da ação de abandonar o sujeito.


Caso o personagem fosse a expressão do “bastião do porco-chauvinismo", a estrutura empregada por ele seria outra, pois se colocaria como o agente da ação: "Flora foi abandonada por mim", ou ainda, "Eu abandonei Flora".


Espero ter ajudado ;)


Respondido por Liziamarcia
4
1-) Explique por que o narrador se refere à “humildade dessa voz passiva” como comprovação para o fato de não poder ser considerado “chauvinista”.

Eu quer dizer na " humildade da voz passiva " que quem foi o agente d as passiva isto é o abandonou foi FLORA .

E que ele por estar " triste genuinamente "( de verdade) sem ser um homem de orgulho ferido , ele não pode ser chamado de "porco chauvinistas "

2-)Qual é a função desempenhada, nessa frase, pela expressão "por Flora”?

Por Flora é --->o agente da passiva .

3-) Se o narrador correspondesse à imagem de “bastião do porco-chauvinismo", que estrutura sintática seria utilizada por ele? Justifique.

O narrador usuária a seguinte estrutura

Flora foi abandonada por mim.

Perguntas interessantes