Explique por que o mercantilismo é considerado um modelo de intervenção do Estado na Economia
Soluções para a tarefa
Resposta: O mercantilismo representa uma das primeiras fases do sistema econômico capitalista, embora mais protecionista e menos globalizado, que criou mais bases para as ideias de dinheiro, força de moeda, riqueza nacional, balança comercial, etc, conceitos aprimorados contemporaneamente.
Explicação:
O mercantilismo defendia a participação direta no processo de formação das monarquias nacionais europeias, que mais adiante dariam origem ao Estado Moderno. O principal objetivo do mercantilismo era o fortalecimento do Estado nacional.
Inicialmente, no mercantilismo, o conceito de enriquecimento era válido quando o desenvolvimento do Estado refletisse no crescimento da burguesia, era, portanto um atendimento indireto. A burguesia mercantil estava ligada ao rei, e com o fortalecimento do Estado a burguesia também se enriquecia.
Para a eficácia dos objetivos mercantilistas, todos os outros interesses passam a ser secundários. A economia local tem que ser transformada em economia nacional. Os lucros individuais desaparecem assim que se percebe que o poder nacional está fortalecido. No período em que se desejava divulgar os objetivos do mercantilismo, o principal canal de comunicação utilizado foram os folhetos.