Explique por que o governo Dutra passa a perseguir aqueles que são comunistas ou socialistas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No primeiro ano do governo Dutra, por conta de uma conjuntura internacional favorável à cooperação entre países capitalistas e socialistas, a atuação dos comunistas, apesar das restrições, foi tolerada.
Era o início da chamada Guerra Fria. Segundo o presidente americano Harry Truman, as potência mundiais da época estavam divididas em dois sistemas nitidamente contraditórios: o capitalista e o comunista. E a política externa americana voltou-se para o combate ao comunismo.
No Brasil, as repercussões da Guerra Fria foram imediatas. No dia 7 de maio de 1947, após uma batalha judicial, o PCB teve seu registro cassado. Nesse mesmo dia, o Ministério do Trabalho decretou a intervenção em vários sindicatos e fechou a Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil, criada pelo movimento sindical em setembro de 1946 e não reconhecida oficialmente pelo governo.
Além de perseguir os comunistas, o governo Dutra, totalmente alinhado com os Estados Unidos, em outubro de 1947 rompeu as relações diplomáticas do Brasil com a União Soviética.
Também em 1919, em Moscou, foi criada a III Internacional, ou Internacional Comunista, ou Komintern, que veio suceder à II Internacional, fundada em 1889 e dissolvida então em consequência da grave crise provocada pela divisão dos países socialistas em torno da participação na Primeira Guerra Mundial. Enfrentando os problemas do conflito mundial, do bloqueio internacional e da guerra civil, os bolchevistas convocaram uma conferência internacional comunista para obter apoio externo. No encontro, foi criada a III Internacional, cuja direção passou a ser integrada, além de comunistas, por grande número de anarquistas, sindicalistas revolucionários e socialistas.
Explicação: