explique por que dolly e parecida com a ovelha da qual foi extraida a celula da glandula mamaria e nao com a que cedeu o ovulo
Soluções para a tarefa
Dolly foi o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula somática adulta. Ou seja, ela é uma cópia perfeita e felpuda de outra ovelha. Três mãescontribuíram com seu nascimento. Uma forneceu o ovócito, a outra, os cromossomos que foram inseridos no núcleo desse ovócito. A terceira foi a responsável pela gestação. O ovócito é um óvulo imaturo, em um estágio prévio de desenvolvimento.
Um clone é um ser vivo que contém exatamente o mesmo material genético de outro ser vivo.
A "receita" para um ser se desenvolver é: ter dois códigos genéticos unidos (gameta haploide da mãe + gameta haploide do pai = célula diploide = zigoto) e um útero para fixação e ligação com a placenta.
Para clonar a ovelha, o material genético usado veio da célula da glândula mamária, que é uma célula somática diploide, ou seja, apresenta metade dos genes da mãe e metade do pai. Assim, os cientistas inseriram esses genes no óvulo de uma outra ovelha, depois que o material genético do mesmo óvulo já havia sido retirado. Dessa forma, dispensou-se a etapa de fecundação, já que tivemos um resultado similar ao conhecido zigoto. A partir disso, eles fixaram essa célula zigótica no útero de uma terceira ovelha, permitindo a realização das atividades e divisões celulares que deram origem ao embrião (gravidez).
Resumindo: o material genético usado foi da ovelha cuja célula da glândula mamária foi extraída, por isso a Dolly é idêntica a ela. O óvulo da segunda ovelha e o útero da terceira foram apenas aproveitados para que o embrião pudesse se desenvolver.