Artes, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Explique por que a arte da escultura está intimamente ligada à prática Religiosa e ao poder

Soluções para a tarefa

Respondido por HelenaL
11
Desde os primórdios da humanidade, a história da “Arte” está intimamente ligada às práticas religiosas. E, surpreendentemente essa união “Arte-Religião” pode ser vista até os dias de hoje em todas as culturas, por todo o mundo, passando pelas grandes crenças universais (Cristianismo, Islamismo, Judaísmo, Budismo, Xintoísmo etc.), como também por todos os rituais mágicos e cultos animistas e totêmicos das comunidades tradicionais e povos indígenas.

A Religião é o conjunto de crenças ligadas ao mundo sobrenatural, divino e sagrado, bem como a soma dos rituais, práticas, ensinamentos, mandamentos e leis que estão embasadas nessas crenças.

Portanto, a “Arte Religiosa” é a manifestação humana por meio das diferentes formas artísticas que estão associadas às crenças, aos cultos espirituais ou aos inúmeros rituais dedicados aos deuses, seres ou forças sobrenaturais. De modo geral, a “Arte Religiosa” objetiva promover na pessoa ou grupo religioso sentimentos de contrição, piedade, fervor, reverência e envolvimento em cerimônias ou práticas religiosas.

No mundo ocidental, com a união do Império Romano ao Cristianismo a Arte esteve fortemente ligada à Religião até poucos séculos atrás. Durante toda a Idade Média, a “Arte Religiosa” tinha o valor de ensinamento e de exaltação dos sentimentos religiosos da Cristandade. Após o período do Renascimento, com todas as mudanças ocorridas nas Ciências e com o surgimento do Estado laico, a Arte desvencilhou-se das “Igrejas Cristãs”, surgindo daí manifestações artísticas desassociadas da Religião.

De acordo com a definição clássica, a Arte pode ser agrupada em 7 categorias, sendo elas: Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura, Teatro e Cinema. Mas, além destas, há um rol de outras atividades e práticas humanas que podem ser enquadradas como trabalho artístico, tais como: Arquitetura, Circo, Ópera, Desenho, Gravura, Colagem, Fotografia, Graffiti etc.

Hoje, é de consenso geral no meio artístico que a “Arte”, em todas as suas distintas áreas, possui uma produção totalmente independente do mundo religioso. Mas, mesmo assim, em muitas localidades, especialmente em pequenas cidades e em países pouco industrializados, existem poucos espaços para a promoção da “Arte”, sendo que em muitos casos os “artistas” só encontram espaço para mostrar e aprimorar seus talentos artísticos nas Escolas e nas Igrejas
Perguntas interessantes