História, perguntado por AnnaBeatriz2001, 1 ano atrás

Explique os termos Coronelismo, Voto de Cabresto, Política dos Governadores, Política do Café com Leite e Comissão Verificadora.

Soluções para a tarefa

Respondido por mmessias894
41
Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros). Voto de Cabresto: na República Velha, o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc).Política dos Governadores: os governadores dos estados e o presidente da República faziam acordos políticos, na base da troca de favores, para governarem de forma tranqüila.Ficou conhecida como "política do café-com-leite" o arranjo político que vigorou no período da Primeira República (mais conhecida pelo nome de República Velha), envolvendo as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais e o governo central no sentido de controlar o processo sucessório, para que somente políticos desses dois estados fossem eleitos à presidência de modo alternado. Assim, ora o chefe de estado sairia do meio político paulista, ora do mineiro. Espero que seja isso aí.

AnnaBeatriz2001: Muito obrigada!!! Ajudou demais!!!
mmessias894: De nada =D
Respondido por iarleysantos4
2

Resposta:Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros). Voto de Cabresto: na República Velha, o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc).Política dos Governadores: os governadores dos estados e o presidente da República faziam acordos políticos, na base da troca de favores, para governarem de forma tranqüila.Ficou conhecida como "política do café-com-leite" o arranjo político que vigorou no período da Primeira República (mais conhecida pelo nome de República Velha), envolvendo as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais e o governo central no sentido de controlar o processo sucessório, para que somente políticos desses dois estados fossem eleitos à presidência de modo alternado. Assim, ora o chefe de estado sairia do meio político paulista, ora do mineiro.

Um bom dia pra vc!

Perguntas interessantes