Explique os princípios do nazismo e do fascimo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Princípios do nazismo
Após a 1ª guerra mundial, a Alemanha foi governada por um regime democrático. Este regime sofria grande oposição, pois era acusado de ter aceite o tratado de Versalhes sem defender os interesses da Alemanha. Neste período de crise surgiu um pequeno partido político(Partido nazi) liderado por Adolf Hitler.
Hitler conseguiu subir ao poder através de manifestações e da comunicação social. As ideias que transmitia agradavam à população e em 1933 o Presidente da república nomeou-o Chanceler.
Após Hitler ter subido ao poder, instaurou a ditadura nazi. Pôs em prática os seguintes princípios: Totalitarismo- era uma política totalitária de ódio racial, liderado por um chefe(Führer). Nacionalismo- defendia que a nação estava acima de tudo. Imperalismonações. defendia a conquista de outras
Anti-semitismo – caracterizava-se pelo ódio aos judeus. Raçismo- ideia da superioridade da raça ariana, da qual os Alemães se consideravam os mais perfeitos. Corporativismo- criação de associações patrões e operários controlados pelo Estado. de
Depois de ter posto em prática estes princípios, Hitler, para intimidar e perseguir os opositores criou uma polícia política (Gestapo), criou as Secções de Assalto(SA) ,as Secções de Segurança (campos de concentração) (SS), e também proibiu os partidos de oposição e os sindicatos.
Hitler escreveu um livro chamado Mein Kampf (Minha Luta), enquanto esteve preso (por ter estado envolvido numa tentativa de golpe de Estado), no qual descreve a sua juventude e os planos futuros para a Alemanha. Hitler aos dezanove anos de idade partiu para Viena, na esperança de se tornar um artista. Copiava postais e vendia-os a mercadores, para ganhar dinheiro (não considerava as suas pinturas como obras de arte).
Fascismo
Em geral, se entende por fascismo um sistema autoritário de dominação que é caracterizado:
Pela monopolização da política por parte de um partido único de massa hierarquicamente organizado;
Por uma ideologia fundada no culto do chefe, na exaltação da coletividade nacional, no desprezo dos valores do individualismo liberal;
Por objetivos de expansão imperialista;
Pela mobilização das massas e pelo seu enquadramento em organizações funcionais ao regime;
Pelo aniquilamento das oposições, mediante o uso da violência e do terror;
Por um aparelho de propaganda baseado no controle das informações e dos meios de comunicação de massa;
Por um crescente dirigismo estatal da economia, que continua a ser, fundamentalmente, de tipo privado;
Pela tentativa de integrar nas estrututas de controle do partido ou do Estado a totalidade das relações economicas, sociais, políticas e culturais.