Geografia, perguntado por Gustavuh1901, 11 meses atrás

explique os motivos que levam nosso país a ser considerado aquele que possui a maior concentração de água doce do planeta?

Soluções para a tarefa

Respondido por fabriziopires
1

São conhecidos os números da distribuição da água no mundo. Apenas 3% de todos os recursos hídricos existentes no planeta são de água doce própria para consumo. Para dificultar ainda mais a situação, desse total de água doce existente, a maior parte encontra-se nas geleiras e no lençol freático. Por sorte, o Brasil possui a maior reserva mundial de água potável, com cerca de 12% do montante total, o que não necessariamente livra o país de sofrer com a falta desse importante recurso natural.

Uma das grandes questões referentes à problemática da água no Brasil está na localização geográfica da disponibilidade desse elemento. A distribuição da água no Brasil é naturalmente desigual, de modo que justamente as áreas menos povoadas do país é que concentram a maior parte dos recursos hídricos. Confira, na tabela a seguir, a relação entre densidade demográfica e a disponibilidade de água entre as diversas regiões do país.

Respondido por joaopaixao39
1

Resposta:

O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo, com 12% do total disponível no planeta. De acordo com a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), esse percentual representa o dobro de todos os rios da Austrália e da Oceania, sendo superior em 42% do que o da Europa e 25% maior do que os do continente africano.

Confira a lista com os cinco rios mais importantes para a vida dos brasileiros:

1. Rio Amazonas :

Localizado na região amazônica, conhecida mundialmente por sua quantidade de água doce que oferece para os brasileiros, ele apresenta a capacidade de abastecer 74% de toda demanda do país.

2. Rio São Francisco :

Nascendo na Serra da Canastra, o Rio São Francisco fica localizado em Minas Gerais, e corta todo o Nordeste do país. Atualmente, o rio sofre em alguns trechos com a poluição e o desmatamento das matas ciliares.  

3. Rio Tocantins :

O rio Tocantins está localizado no planalto de Goiás, com 2.699 km de extensão, ele é um dos maiores rios brasileiros que nasce dentro do território nacional.  Abrigando a principal usina elétrica da região, a de Tucuruí, o rio abastece o consumo de energia de 16,6 milhões de pessoas.

4. Rio Paraná :

Ele compõe a bacia do Paraná, que é uma das mais importantes do país. A usina de Itaipu, que está localizada no Rio Paraná, gera cerca de 15% de toda a energia consumida no Brasil. Isso significa aproximadamente 30 milhões de pessoas. Além disso, o Rio Paraná é considerado o segundo maior em extensão da América do Sul com quase quatro mil km de extensão, distância aproximada de Porto Alegre (RS) a Belém (PA).

5. Rio Tietê :

Paulista de nascimento, o Tietê, com seus mais de mil quilômetros, atravessa todo o estado de São Paulo e vai desaguar no rio Paraná. Esse rio tem grande importância desde a época da colonização do Brasil tanto pela produção de água, quanto pela geração de energia. Hoje, a chamada hidrovia Tietê-Paraná – que foi reaberta nesse ano – é muito importante para o escoamento de grãos e outros produtos pelo porto de Santos. A estimativa da Secretaria de Logística e Transporte de São Paulo é que um comboio no rio consegue transportar a mesma quantidade de carga do que 200 caminhões! No entanto, o Tietê é um dos rios mais poluídos do Brasil, logo depois da nascente, ao passar pela Região Metropolitana de São Paulo.

Explicação:

Espero ter ajudado!!!

Perguntas interessantes