História, perguntado por Carolinef8609, 1 ano atrás

explique os motivos da insurreição pernambucana? me ajudeeem por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por telmahohmann
1
A invasão holandesa foi uma ação militar. Empreendida com fins comerciais pela Companhia das Índias, formada pelas Coroas de Portugal e Espanha. A Espanha lutava por sua independência e o governo espanhol havia proibido que comercializassem o açúcar. Na verdade, a extração do açúcar, seu refinamento e distribuição teve como ajuda capital dessa Companhia, mas a Holanda, queria conquistar todo o território onde houvesse a produção de cana de açúcar. Os altos impostos cobrados pelos holandeses dos senhores de engenho, entre eles, o mentor da insurreição, João Fernandes Vieira, próspero senhor de engenho e cuja satisfação com os holandeses estava estremecida deu início à insurreição que durou 9 anos, de 1645 à 1954. Aliado, havia o aspecto religioso. Os holandeses eram judeus e protestantes e o estado de Pernambuco, católico, dando aí, mais um motivo para que houvessem desentendimentos.
Na batalha, africanos alforriados, unidos aos índios locais foram de grande valia na expulsão dos holandeses do solo brasileiro. 

O destaque maior, ficou, efetivamente, por conta da exorbitante cobrança de impostos, mais altos juros dos empréstimos concedidos aos senhores de engenho, que, motivados pela "ajuda" da Companhia das Índias, desejosos de aumentar ainda mais suas exportações, tomavam empréstimos dessa e foram devendo cada vez mais e cobrados de forma abusiva o que quase levou os produtores à falência total.
Perguntas interessantes