EXPLIQUE OS MOOTIVOS QUE LEVARAM A ESSA ONDA MIGRATORIA PARA O BRASIL NESSE CONTEXTO
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Brasil recebeu aproximadamente seis milhões de imigrantes, se tomarmos como referência a chegada dos portugueses no ano de 1500. O número preciso de africanos de diferentes etnias que foram obrigados a migrar ao país em virtude da escravidão é desconhecido, sendo estimado em até quatro milhões de indivíduos. Analisaremos essas correntes migratórias para o Brasil de acordo com as divisões regionais do IBGE.
Região Norte: Predomínio de imigrantes portugueses. Podemos destacar, no início do século XX, a presença de imigrantes japoneses, que iniciaram plantações de chá e juta, assim como os imigrantes sírio-libaneses, que chegaram à região para trabalhar no comércio.
Região Nordeste: Predomínio de imigrantes portugueses e africanos. Em momentos esporádicos, invasões holandesas e francesas também acabaram mudando o panorama da população local, ainda que não tiveram a mesma dimensão que as colonizações italiana e alemã tiveram em outras regiões.
Região Centro-Oeste: Predomínio de imigrantes portugueses.
Região Sudeste: Predomínio de imigrantes portugueses e africanos. Nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, também apareceram os imigrantes suíço-alemães, que chegaram ao Brasil na primeira metade do século XIX, na primeira experiência do governo brasileiro para atração de imigrantes.
No estado de São Paulo, a grande imigração italiana iniciada a partir da segunda metade do século XIX merece destaque. Com a transformação do trabalho escravo para o trabalho assalariado e a pressão capitalista para a formação de um mercado consumidor interno, o governo do estado ofereceu incentivos para a entrada de imigrantes italianos. Nesse período, a Itália atravessava um processo de reorganização política, marcado por uma guerra que opunha o norte e o sul do país. A maior parte dos imigrantes italianos pioneiros era proveniente do sul da Itália, área menos desenvolvida do país até os dias atuais.
A imigração italiana continuou até o período correspondente à 2ª Guerra Mundial, quando as imigrações foram restritas em virtude de o Brasil assumir uma posição geopolítica de guerra ao Eixo, que era constituído por Alemanha, Itália e Japão.
Ao final do século XIX, a imigração de espanhóis também foi determinante para São Paulo. Após o declínio da imigração italiana, no início do século XX, boa parte da mão de obra espanhola dirigiu-se para as fazendas de café.
Explicação: