Geografia, perguntado por santosrosivane84, 10 meses atrás

Explique os desdobramentos da primavera árabe (descreva como todo movimento afetou o Oriente Médio )​
me ajudem por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por Sksteblack12
16

A primavera árabe é um conjunto de revoltas, protestos e conflitos ocorridos no mundo árabe contra os governos. As manifestações estão relacionadas à busca de mudanças sociais, a falta de direitos e a crítica aos governos totalitários. A nomenclatura é uma metáfora relacionada ao desabrochar das flores e representa a tomada de consciência desses povos.  As revoltas começaram em 2010 na Tunísia e se alastraram por diversas regiões. Entre os países envolvidos estão: Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã.  

Contexto histórico

Depois da Guerra Fria (1991), o sistema político dos Estados Unidos torna-se o ponto de referência para vários países. No entanto, algumas localidades do mundo árabe não aderiram aos conceitos democráticos e mantiveram suas ditaduras familiares. Em 2010, os povos começam a se levantar contra os vários anos de totalitarismo e realizam manifestações para pedir novas políticas sociais.  

O ápice do movimento aconteceu na Tunísia em 2011 quando Mohamed Bouazizi, jovem de família humilde, ateou fogo no próprio corpo após ter os produtos da sua banca de frutas confiscados pelo governo. Isso desencadeou protestos em vários locais do país e os poderes do presidente Zine el-Abdine Ben Ali (que estava no comando da Tunísia desde os anos 1980) começaram a ser questionados.  

No mesmo ano, o governo de Ben Ali foi derrubado e a população conseguiu estabelecer a democracia no país. Depois desta primeira revolta, outras agitações aconteceram em diversas localidades do mundo árabe, entre as quais a Argélia, Jordânia, Egito e Iêmen.  

Desdobramentos da primavera árabe

A internet e as redes sociais desempenharam papel importante nas manifestações da primavera árabe. Foi por meio dela que as informações foram compartilhadas e a população de vários países começou a se organizar.  Assim, diversos países foram contagiados e protestos foram promovidos em outras localidades. Conheça agora a história da primavera árabe nos outros países.

Principais causas  

A derrubada dos governos ditatoriais foi o principal objetivo das manifestações em vários países. No entanto, a população também exigia a mudança na política econômica e social.

Entre as causas para o início da primavera árabe estão:

• Desemprego em alta em vários países;

• Dificuldades econômicas;

• Pouca liberdade de expressão e política;

• Políticas sociais ultrapassadas;

• Más condições de vida;

• Corrupção e autoritarismo.  


santosrosivane84: obrigada
Sksteblack12: de nada
Perguntas interessantes