explique os condicionantes da ocorrência de erupção vulcânicas no círculo do fogo e nas dorsais oceânicas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nas dorsais oceânicas, percebe-se sua formação através da divergência de placas e a fuga de magma, que se solidificando formam as cadeias de montanhas submarinas.
Os círculos de fogo bordam as áreas de convergência de placas e a reação de vulcanismo se dá através de subducção de rochas, o que alimenta as câmaras magmáticas.
Os principais condicionantes para a ocorrência erupção vulcânica na região do Círculo de Fogo do Pacífico está relacionado ao movimento de convergência entre as placas.
Já nas dorsais oceânicas, o principal condicionante é o movimento de divergência, onde o magma escapa através da grande fissura gerada pelo afastamento entre as placas.
Situações diferentes para o extravasamento do magma
Quando há a convergência entre as placas tectônicas geralmente a placa mais densa mergulha em direção ao manto. Com a descida da placa para o interior da Terra, ocorre sua fusão e o aumento da produção de magma.
Isto gera um aumento da pressão sobre este ambiente o que faz com que o magma ascenda para superfície. O Círculo de Fogo do Pacífico é a região mais instável do planeta e além de vulcanismos, a região também está sujeita a terremotos e tsunamis.
Nas dorsais oceânicas, o vulcanismo está relacionado principalmente devido à movimentação tectônica. O magma que chega até o assoalho oceânico e dá origem, neste caso, a uma forma de relevo submarino formando grandes cadeias montanhosas, como a dorsal Mesoatlantica, a Dorsal do Oceano Índico e a Dorsal do Pacífico.
Bons estudos!
Aprenda mais erupções vulcânicas em: https://brainly.com.br/tarefa/38943001