Explique os blocos beligerantes na segunda guerra mundial
Soluções para a tarefa
Resultados da pesquisa
Trecho da Web em destaque
Os blocos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram: O Eixo Berlim-Roma-Tokio (Alemanha, Itália e Japão, junto a outros países europeus, muitos deles ocupados); os Aliados (Reino Unido, França e desde 1941 Estados Unidos, junto a muitos outros países do resto do mundo).
Os principais blocos eram a Aliança e o Eixo.
O Eixo surge com a união entre Alemanha e Japão, em 1936, por diversos fatores, mas principalmente por questões políticas (Japão era Imperialista e Alemanha expancionista, ambos tinham uma política de aversão ao comunismo, que gerou a aliança dos dois países). Já Itália se une ao eixo em,1937. Todavia, Itália já possuia relações pacíficas com a Alemanha de Hitler à tempos. Com isso, o Eixo (oficialmente, Eixo Roma-Berlim-Tóquio) tinha como propósito a política de defesa mútua em caso de agressão dos países. Isso favoreceu à Itália (em guerra interna), Alemanha (em guerra com França e Inglaterra) e Japão (em guerra com China). Durante a guerra, Romênia, Hungria e Bulgária, além dos estados fantoches japoneses na Manchúria, apoiaram o Eixo e interviram por ele.
Já os Aliados são os países que se opuseram ao Eixo durante a segunda guerra, com o objetivo da derrocada final da guerra, além de seus próprios objetivos particulares. Os países aliados foram União Soviética, China, Inglaterra, Estados Unidos, França Livre (após a libertação da França do domínio nazista), Canadá, Polônia, México, Brasil, Iugoslávia, Dinamarca, Noruega, Bélgica, Tchecoslováquia, além de outros países menores.