Explique oque significa fábrica de cidadão
Defina as instituição
Familia
Escola
Estado
carloshudson:
SOCIOLOGIA A MATÉRIA
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! Segundo o dicionário, cidadão é o habitante da cidade. Entretanto, esta definição não esclarece o conceito político da palavra cidadão. Politicamente, cidadão é o habitante de um Estado livre, com direitos civis e políticos. A palavra é derivada de cidade-Estado, conceito histórico e político, herdado dos gregos pelas civilizações ocidentais. Na Grécia antiga havia várias cidades independentes, constituídas em Estados autônomos, que assim eram chamados por possuírem liberdade da administração pública e política. Cidadão era o habitante dessas cidades.
Vale ressaltar que não são apenas os direitos políticos que definem o cidadão, mas os direitos civis e sociais: de forma resumida, poderíamos dizer que os direitos de cidadania reúnem os direitos políticos, civis e sociais e que, a concepção de Direitos Humanos que derivou da criação do Direito Internacional dos Direitos Humanos procura fortalecer e estreitar as relações entre direitos individuais e direitos sociais, de modo a afirmar a indivisibilidade de todos os Direitos Humanos. Este é o entendimento universal do que é ser cidadão, apoiado num conjunto de direitos e deveres que definem a cidadania.
No senso comum, uma instituição corresponde a um conjunto de valores, de normas sociais e de práticas comuns a um grupo de indivíduos. É um grupo que atribui papeis sociais aos membros. Geralmente, os sociólogos consideram que a família, a escola e as empresas são as instituições sociais mais determinantes na sociedade. Dependendo da cultura, as instituições têm mais ou menos influência na vida dos indivíduos. Por exemplo, a Igreja é mais determinante no Brasil que na França.
Quando estudei as instituições sociais na França, os professores quase não falavam da Igreja, comparado aos professores no Brasil. Então, a cultura tem uma forte relação com as instituições sociais.
Existe um grupo primário com os membros que têm links pessoais e duráveis (familia e amigos) e um grupo secundário com relações contratuais tendo um objetivo (empresas).
Definição segundo os sociólogos:
Segundo Max Weber, uma “instituição” é uma organização onde tem profissionais que têm uma autoridade legal racional sobre um grupo de individuo ou sobre a sociedade inteira. Segundo ele, o Estado ou a Igreja são instituições. Porém, uma facção não seria uma instituição porque a legitimidade dela é somente carismática.
Segundo Marcel Mauss e Paul Fauconnet, as instituições são um conjunto de atos ou de ideias, tudo já instituído, nas quais os indivíduos se deparam. Falar de “instituição”, segundo eles, corresponde a falar de uso, modos, preconceitos e superstições ou organizações jurídicas essenciais. Por exemplo, a linguagem seria uma instituição. Esses dois sociólogos definem este conceito de uma maneira próxima ao conceito de “fato social” de Emile Durkheim.
Para Talcott Parsons, uma instituição existe quando há interações entre os indivíduos nas quais os papeis de cada um são bastante duráveis para assegurar a estabilidade das relações.
As instituições sociais
Algumas instituições reivindicam o papel de socialização enquanto outras, não. Por exemplo, a familia, a escola e as Igrejas têm como objetivo explícito socializar os indivíduos.

Na familia, a criança aprende e integra os ritmos sociais (quando dormir, a que horas almoçar, jantar, etc.) e as primeiras regras sociais (estar sempre de banho tomado). A familia ensina a linguagem, uma maneira de falar. A criança entende o estatuto e o papel dele. Ela integra o que ela pode ou não pode fazer. Com a familia, ele recebe os primeiros atributos da identidade (um nome, um sobrenome, uma nacionalidade).
Na escola, a criança entra na coletividade. Ela não é mais a única porque têm outras crianças no universo dela. Ela se comunica com as outras. Esta criança vai integrar alguns valores (tais como o compartilhamento, o respeito). Também, ela vai aprender a ler, escrever e vai integrar conhecimento relativo ao português, aos matemáticos, à história, etc.
Vale ressaltar que não são apenas os direitos políticos que definem o cidadão, mas os direitos civis e sociais: de forma resumida, poderíamos dizer que os direitos de cidadania reúnem os direitos políticos, civis e sociais e que, a concepção de Direitos Humanos que derivou da criação do Direito Internacional dos Direitos Humanos procura fortalecer e estreitar as relações entre direitos individuais e direitos sociais, de modo a afirmar a indivisibilidade de todos os Direitos Humanos. Este é o entendimento universal do que é ser cidadão, apoiado num conjunto de direitos e deveres que definem a cidadania.
No senso comum, uma instituição corresponde a um conjunto de valores, de normas sociais e de práticas comuns a um grupo de indivíduos. É um grupo que atribui papeis sociais aos membros. Geralmente, os sociólogos consideram que a família, a escola e as empresas são as instituições sociais mais determinantes na sociedade. Dependendo da cultura, as instituições têm mais ou menos influência na vida dos indivíduos. Por exemplo, a Igreja é mais determinante no Brasil que na França.
Quando estudei as instituições sociais na França, os professores quase não falavam da Igreja, comparado aos professores no Brasil. Então, a cultura tem uma forte relação com as instituições sociais.
Existe um grupo primário com os membros que têm links pessoais e duráveis (familia e amigos) e um grupo secundário com relações contratuais tendo um objetivo (empresas).
Definição segundo os sociólogos:
Segundo Max Weber, uma “instituição” é uma organização onde tem profissionais que têm uma autoridade legal racional sobre um grupo de individuo ou sobre a sociedade inteira. Segundo ele, o Estado ou a Igreja são instituições. Porém, uma facção não seria uma instituição porque a legitimidade dela é somente carismática.
Segundo Marcel Mauss e Paul Fauconnet, as instituições são um conjunto de atos ou de ideias, tudo já instituído, nas quais os indivíduos se deparam. Falar de “instituição”, segundo eles, corresponde a falar de uso, modos, preconceitos e superstições ou organizações jurídicas essenciais. Por exemplo, a linguagem seria uma instituição. Esses dois sociólogos definem este conceito de uma maneira próxima ao conceito de “fato social” de Emile Durkheim.
Para Talcott Parsons, uma instituição existe quando há interações entre os indivíduos nas quais os papeis de cada um são bastante duráveis para assegurar a estabilidade das relações.
As instituições sociais
Algumas instituições reivindicam o papel de socialização enquanto outras, não. Por exemplo, a familia, a escola e as Igrejas têm como objetivo explícito socializar os indivíduos.

Na familia, a criança aprende e integra os ritmos sociais (quando dormir, a que horas almoçar, jantar, etc.) e as primeiras regras sociais (estar sempre de banho tomado). A familia ensina a linguagem, uma maneira de falar. A criança entende o estatuto e o papel dele. Ela integra o que ela pode ou não pode fazer. Com a familia, ele recebe os primeiros atributos da identidade (um nome, um sobrenome, uma nacionalidade).
Na escola, a criança entra na coletividade. Ela não é mais a única porque têm outras crianças no universo dela. Ela se comunica com as outras. Esta criança vai integrar alguns valores (tais como o compartilhamento, o respeito). Também, ela vai aprender a ler, escrever e vai integrar conhecimento relativo ao português, aos matemáticos, à história, etc.
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