Explique oque é a leucemia /Existe tratamento imediato para essa doença e quais os riscos que ocorrem ao contrair essa doença .
Me desculpem o monte de perguntas mais isso é urgente juro pela minha vida
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções.
A leucemia é o câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea. Existem muitos tipos, como leucemia linfoblástica aguda, leucemia mieloide aguda e leucemia linfocítica crônica.
Rara
Casos por ano: menos de 150 mil (Brasil)
O tratamento é feito com auxílio médico
Requer um diagnóstico médico
Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem
Crítico: necessita de atendimento de emergência
Apenas para fins informativos. Consulte um médico de confiança para receber orientações adequadas.
Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros. Saiba mais
Feedback
Sintomas
Requer um diagnóstico médico
Muitos pacientes com tipos de leucemia de crescimento lento não têm sintomas. Os tipos de leucemia de crescimento rápido podem causar sintomas que incluem fadiga, perda de peso, infecções frequentes e sangramento fácil ou hematomas.
Apenas para fins informativos. Consulte um médico de confiança para receber orientações adequadas.
Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros. Saiba mais
Mais sintomas
Tratamentos
O tratamento depende da gravidade
O tratamento varia muito. Para leucemias de crescimento lento, o tratamento pode incluir o monitoramento. Para leucemias agressivas, o tratamento inclui quimioterapia, que, às vezes, é seguida por radioterapia e transplante de células-tronco.
Resposta:
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.
A medula óssea é o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.
Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.
Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL). Leucemia: febre, anemia e manchas roxas pelo corpo são sintomas do problema
Entenda melhor os sintomas e tratamentos da leucemia - Camila Rosa / UOL VivaBem
Entenda melhor os sintomas e tratamentos da leucemia
Imagem: Camila Rosa / UOL VivaBem
Tatiana Pronin
Colaboração para UOL VivaBem
30/10/2018 04h00
Entenda se a leucemia tem cura e quais os possíveis tratamentos
A leucemia é um tipo de câncer que afeta o sangue ou, para ser mais específico, os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do nosso organismo contra infecções. Atualmente, é o 9º tipo de câncer mais comum entre homens e o 11º entre as mulheres no Brasil. É também o tipo mais frequente em crianças e adolescentes.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são estimados cerca de 10.800 novos casos de leucemia por ano, e cerca de 6.300 mortes em decorrência da doença.
Onde surge o câncer
As células do nosso sangue são produzidas na medula óssea, um líquido gelatinoso que fica na parte interna e central dos ossos, popularmente chamado de tutano. Existem três tipos de células:
Hemácias, ou glóbulos vermelhos (contêm hemoglobina, que carrega oxigênio para o corpo);
Leucócitos, ou glóbulos brancos (protegem o corpo contra infecções e estruturas estranhas);
Plaquetas (responsáveis pela coagulação, evitam hemorragias).
A leucemia é uma doença dos leucócitos. Suas células progenitoras, dentro da medula óssea, sofrem uma mutação, ou seja, uma alteração no seu DNA, e se transformam em células doentes (blastos), que passam a se multiplicar de forma anormal.
Existem diferentes tipos de leucócitos, com funções diferentes no sistema imunológico:
Linfócitos (se dividem principalmente em linfócitos B e as células T);
Granulócitos (há três tipos: neutrófilos, basófilos e eosinófilos);
Monócitos.
Os neutrófilos, basófilos, eosinófilos e monócitos surgem a partir de células-tronco mieloides. Já os linfócitos se originam a partir de células-tronco linfoides.
Sintomas da leucemia
Além de favorecer infecções, o excesso de leucócitos doentes também compromete a produção dos glóbulos vermelhos, o que pode resultar em anemia, e de plaquetas, resultando em hematomas ou sangramentos. Assim, os sintomas mais comuns da leucemia são.
Além disso, quando as células linfoides é que são afetadas, as leucemias podem ser chamadas de linfoide, linfocítica ou linfoblástica. Já quando as células mieloides é que estão doentes, as leucemias são chamadas de mieloide ou mieloblástica.
Veja, a seguir, os tipos de leucemia mais comuns, suas características e prevalência:
- Leucemia linfoide aguda (LLA): mais comum em crianças e adolescentes (cerca de 70% dos casos são em pediatria). Os leucócitos alterados são os linfócitos, chamados de linfoblastos. Sua multiplicação desordenada é rápida e compromete todas a produção de células sanguíneas, por isso é importante que o diagnóstico seja rápido. Os sintomas também podem incluir dores de cabeça e vômitos. A boa notícia é que 90% das crianças em tratamento são curadas. Entre os adultos com a doença, o que é menos comum, cerca de 50% entram em remissão com
Causas da leucemia
Ainda não se sabe quais as causas das leucemias, apenas os fatores de risco. De qualquer forma, sabe-se que as mutações que resultam nesse tipo de câncer não são hereditárias, ou seja, elas são adquiridas ao longo da vida.
Leucemia tem cura?
"Cerca de 80% das crianças são curadas com quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em adultos este número é menor. No entanto, uma boa parte dos casos é curada com procedimentos intensivos, como o transplante de medula óssea", afirma Nelson Hamerschlak, coordenador de Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein e membro do comitê médico da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale)..
Explicação:
espero ter ajudado