Português, perguntado por yazasmin424, 9 meses atrás

explique o são verbos pessoais e impessoais com exemplos . (10 linhas )

Soluções para a tarefa

Respondido por mariany6b
1

Resposta:

Os verbos pessoais são os que se conjugam em todas as pessoas. Os impessoais são os que só se conjugam na 3. ª pessoa do singular, como, por exemplo, os que exprimem fenómenos da natureza ("chover", "trovejar", ventar"): "chove"; "trovejou"; "ventava".

Podemos citar ainda: os que exprimem os fenômenos da natureza: chover, relampejar, ventar, nevar, gear, amanhecer, escurecer, esquentar, estar e fazer (meteorologia). E os que indicam tempo: ser (indicando data, hora, distância) e fazer (tempo). Os verbos impessoais ficam sempre na 3ª pessoa do SINGULAR.

Os verbos pessoais são os que se conjugam em todas as pessoas.

Os impessoais são os que só se conjugam na 3.ª pessoa do singular, como, por exemplo, os que exprimem fenómenos da natureza ("chover", "trovejar", ventar"): "chove"; "trovejou"; "ventava". Além disso, o verbo "haver" é, como já foi abordado, impessoal, quando significa "existir".

Há verbos que só se empregam na 3.ª pessoa do singular ou do plural. Trata-se dos verbos unipessoais e indicam vozes de animais, como, por exemplo, "ladrar", "miar" ou "zumbir" - "o cão ladra"; "Os gatos miavam"; "as abelhas zumbiam".

O que são verbos pessoais?

Dá-se o nome “verbos pessoais” aos verbos que são conjugados em todas as pessoas, ou seja, que apresentam sujeito claro. Veja, por exemplo, a conjugação do verbo “andar”:

Eu ando;Tu andas;Ele anda;Nós andamos;Vós andais;Eles andam.

Esse verbo apresenta forma para todas as pessoas gramaticais, ou seja, para:

A primeira pessoa do singular (eu) ou do plural (nós), ou seja, aquele que fala;Eu viajei para São Paulo;Nós viajamos para São Paulo.A segunda pessoa do singular (tu) ou do plural (vós), embora no português falado seja mais recorrente hoje em dia “você” e “vocês”, ou seja, aquele com quem se fala, diretamente;Tu viajaste para São Paulo| Você viajou para São Paulo;Vós viajastes para São Paulo | Vocês viajaram para São Paulo.A terceira pessoa do singular (ele) ou do plural (eles), ou seja, aquele de quem se fala;Ele viajou para São Paulo;Eles viajaram para São Paulo.

Perceba que, de pessoa para pessoa, o verbo dos exemplos, isto é, “viajar”, sofreu algumas alterações. Ao radical e à vogal temática, acrescentaram-se algumas desinências. Essas desinências podem indicar o número, o modo, o tempo e, obviamente, a pessoa. Confira a comparação:

(1) Viajei;

(2) Viajamos;

(3) Viajaram.

Apenas observando esses verbos, individualmente, já conseguimos identificar, dentre outras coisas, a pessoa a qual estão fazendo referência. Temos em (1) o verbo conjugado na primeira pessoa do singular, em (2) na primeira pessoa do plural e em (3) na terceira pessoa do plural.

Seria impossível listar todos os verbos pessoais da língua portuguesa, uma vez que estes compreendem a grande maioria deles. Mas, isso traz um questionamento: e existem verbos que não são pessoais, ou seja, que não possuem um sujeito? É isso que veremos agora.

Há verbos que não apresentam formas para todas as pessoas?

A resposta é sim! Há alguns tipos de verbos que não possuem formas para determinadas pessoas e outros que nunca fazem referência às pessoas gramaticais. Esses verbos podem ser “impessoais”, “unipessoais” ou “defectivos”.

Para exemplificar como um verbo pode ser impessoal, para que você perceba a diferença, trataremos um pouco a respeito dos chamados verbos impessoais, a seguir.

Aos verbos que não possuem pessoa nenhuma, não apresentando, portanto, sujeito, dá-se o nome “verbos impessoais”. Eles são conjugados apenas na terceira pessoa do singular. Os principais verbos impessoais são:

Verbos que indicam fenômenos da natureza, tais como “nevar”, “ventar”, “chover”;Choveu bastante ontem à noite.O verbo “haver”, quando empregado com o sentido de “existir” ou “acontecer”;Há cinco alunos na sala.O verbo “fazer” quando indica tempo decorrido ou fenômenos meteorológicos;Faz cinco minutos que estou lhe esperando;Hoje fez muito calor.Determinados verbos que indicam necessidade, conveniência ou sensações, seguidos de preposições.Chega de saudade!

Perceba que em todos esses contextos, os verbos em negrito não fazem menção a nenhuma pessoa gramatical e, consequentemente, a nenhum sujeito, o que justifica o fato de serem considerados impessoais.

Explicação:

espero ter dado 10 linhas rsrs, (não resumi o texto mais se vc quiser..) bons estudos!


yazasmin424: obrigada
yazasmin424: vc sempre me salvando
mariany6b: kk denada
Perguntas interessantes