Explique o que significava a bruxaria no século XV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bom dia!
A bruxaria no século XV funcionou para controlar as revoltas populares dos camponeses e algumas classes das cidades. Os principais afetados pela caça às bruxas foram as mulheres, pois elas se recusavam a seguir os preceitos da Igreja Católica Apostólica Romana, como o casamento e a procriação. Muitas mulheres buscavam uma liberdade sexual, e, para isso ser controlado, a Igreja usou a desculpa de que elas faziam pactos com o diabo para corromper os homens. Assim, concluo que a bruxaria era uma revolta popular que a Igreja distorceu como uma prática de magia negra por parte das mulheres.
Resposta: A caça às bruxas foi um movimento de perseguição religiosa e social iniciado no século XV, atingindo seu apogeu nos séculos XVI a XVIII, principalmente na Alemanha, Escandinávia, Inglaterra, Escócia, Suíça e, em menor escala na Polônia, Rússia, Finlândia, Islândia, Irlanda, França, Portugal, Itália, Áustria e Império Espanhol. O livro mais expressivo sobre - o qual não foi reconhecido pela Santa Igreja e teve seus autores excomungados - é chamado de "Martelo das Feiticeiras" (do latim: Malleus Maleficarum) de 1487.
Atualmente, o termo “caça-às-bruxas” se refere a qualquer investigação geralmente conduzida com muita publicidade, supostamente com o objetivo de revelar atividade subversiva, como por exemplo a corrupção, mas que busca enfraquecer a oposição política.
Espero ter ajudado.