Explique o que significa o "Esclarecimento", segundo Rodrigo Duarte.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Bárbara Buril - Mestranda no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco.
Filipe Campello - Professor Adjunto de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor pela Universidade de Frankfurt.
É recorrente o debate em torno da intensidade com que a internet tem ressignificado diversos âmbitos sociais, do trabalho ao lazer, da organização pessoal à interação social. A concepção clássica de indústria cultural, tal como apresentada por Max Horkheimer e Theodor Adorno na Dialética do Esclarecimento (1940), remete, hoje, para um envolvimento intenso com um sistema conectado que parece resultar de uma atualização mais intensa e radical da caracterização da indústria cultural. Mais recentemente, Rodrigo Duarte (2011) empregou o termo “indústria cultural 2.0” ou “indústria cultural global”, em uma atualização de sua “versão clássica”, sugerindo como os cinco operadores encontrados na tematização originária de Adorno e Horkheimer permanecem produtivos para analisar os aspectos atuais da indústria cultural. A partir dessa proposta interpretativa, propomos discutir, no presente artigo, como modelos de subjetividade emergidos na internet também podem ser encontrados de maneira emblemática em trabalhos que integram um corpus criativo chamado de net art. Estas criações mais recentes buscam refletir, direta ou indiretamente, sobre as transformações da subjetividade causadas pela rede. Trata-se de discutir, tendo em vista o exemplo emblemático da net art, em que medida as características da indústria cultural clássica, concebida por Adorno e Horkheimer, ainda guardam uma potencial atualidade. Para isso, dividiremos nossa exposição em dois momentos. Primeiramente, seguindo a proposta interpretativa de Rodrigo Duarte (2010; 2011), apresentamos esquematicamente os cinco operadores da indústria cultural encontrados na proposta clássica de Adorno e Horkheimer (I). A partir dessa breve reconstrução, traremos exemplos de criações de net artistas que refletem sobre questões concernentes ao modus operandi da internet e o seu impacto sobre os indivíduos, de maneiras mais enfáticas ou sutis. Nesse sentido, partiremos concomitantemente de reflexões filosóficas e de exemplos da arte para tentarmos compreender um sensorium comum contemporâneo que parece residir nas entrelinhas ou no pano de fundo de um contexto de conexão que perpassa âmbitos sutis da experiência subjetiva (II). Concluímos com a sugestão de que o exemplo da net art, sem negligenciar as recorrentes críticas à abordagem adorniana, pode ser compreendido, sobretudo, a partir do vínculo entre arte e diagnóstico contemporâneo.