Explique o que significa antropologia e o que estuda essa linha das ciências sociais???
2° Qual o principal objetivo dos antropólogos???
3°Enquanto a ciência o que se empenha a antropologia???
4°O que significa alteridade e qual sua importância para a antropologia???
5°O que significa etnocentrismo, explique com suas palavras porque devemos nos afastar disso???
6°Explique em quais teorias estavam baseadas o evolucionismo social.??
7°O que é etnográfia, como funciona e qual o autor que inaugurou esse método???
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1- A antropologia se trata do estudo do homem no aspecto sociocultural, antropo = homem, logia= estudo
2- Estudar para vir a entender o porque das ações tomadas pelo homem e entender o homem como ser produtor de cultura. Investiga as humanas no tempo e no espaço, suas origens e seu desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças.
3- ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade
4- o substantivo expressa a qualidade ou estado do que é outro, do que é diferente. Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro.
5- a forma de ver o mundo que se baseia em achar que seu grupo etnico, nação ou nacionalidade é superior á outros. A forma de observar as coisas apenas de pelo próprio lado social. Devemos nos afastar disto pois é uma forma unilateral de ver a vida, e como pessoas que vivem em sociedade, não devemos nos ater ao pensamento individualista, mas sim ao pensamento em coletivo, sem o pensamento de que um determinado grupo é melhor em detrimento a outro.
6- a ideia é baseada nas teorias antropológicas e econômicas de desenvolvimento social segundo as quais acredita-se que as sociedades têm início em um estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo.
7- A etnografia é o método usado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma aldeia indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico seja feito. os autores, considerados pais fundadores da etnografia foram Franz Boas e Bronislaw Malinowski