Saúde, perguntado por tacianasilvanovi2012, 3 meses atrás

Explique o que são fórmulas infantis e cite a classificação por faixa etária?

Soluções para a tarefa

Respondido por cammyflavio
1

As fórmulas infantis são soluções fabricadas a partir da modificação do leite de vaca ou do leite de soja. Esse produto é indicado quando, por algum motivo, o bebê não pode ser alimentado com leite materno.

Quando as mães, por alguma razão, não podem amamentar, as fórmulas infantis entram como fonte de alimento para o bebê, substituindo e mantendo a qualidade e valor nutricional.

Porém, é bem importante que os pais e cuidadores saibam que existem diferentes tipos de fórmulas infantis. A escolha da mais indicada deve respeitar a idade, intolerâncias, alergias, necessidade calórica, entre outros pontos.

Tipos existentes de fórmulas infantis:

Fórmula para prematuros

As fórmulas infantis para prematuros só são indicadas quando realmente não há como alimentá-lo com o leite da mãe. Do contrário, é essencial que ele tome o leite materno, especialmente devido ao colostro.

Esse tipo de fórmula conta com mais proteínas que as demais, além de gorduras balanceadas e ácidos graxos específicos, fundamentais para o bom desenvolvimento visual, cerebral e psicomotor.

Fórmulas de partida

Indicadas para bebês saudáveis de até 6 meses de vida, as fórmulas infantis de partida têm como principal carboidrato a lactose, acrescida de sacarose, maltodextrina e amido. Elas também contam com maior teor de micronutrientes, comparadas ao leite materno, a exemplo dos aminoácidos e ferro.

Fórmulas de seguimento

As fórmulas de seguimento devem ser utilizadas para bebês a partir do segundo semestre de vida. Sua maior característica em comparação às demais é o alto teor de ferro. Logo, as demais substâncias, como as proteínas, seguem na mesma quantidade que as outras.

Antirrefluxo ou AR

Similar às de partida, a AR é indicada para bebês com problema de refluxo gastroesofágico.

Seu diferencial é que conta com amido de milho ou de arroz pré-gelatinizado, substância que se espessa quando entra em contato com o suco gástrico, diminuindo a frequência do refluxo.

Fórmulas sem lactose

Bebês intolerantes à lactose podem apresentar quadros de dor, distensão abdominal e choro persistentes. Essa disfunção tende a acontecer especialmente devido à imaturidade do aparelho gastrointestinal.

Se o problema for comprovado, as fórmulas infantis sem lactose são a melhor alternativa para evitar os desconfortos causados por essa condição.

Fórmulas hipoalergênicas ou HA

As fórmulas hipoalergênicas são indicadas para crianças que apresentam alergia ao leite de vaca, ou que tenham esse histórico na família, a fim de prevenir o problema. Sua base de criação é a proteína parcialmente hidrolisada do soro do leite, dando ao produto a característica hipoalergênica.

Fórmulas à base de soja

Outra opção para bebês alérgicos ao leite de vaca ou intolerantes à lactose, são as fórmulas infantis à base de soja.

Ademais, também são indicadas para famílias veganas, ou seja, que não consomem alimentos de origem animal e podem ser usadas como alimento para crianças acima dos seis meses de vida.

Portanto, esse tipo é desenvolvido a partir da proteína isolada da soja, complementada por vitaminas, minerais e aminoácidos.

Fórmulas diferenciadas

As diferenciadas são aquelas criadas para atender condições de saúde específicas, por exemplo, com substâncias específicas em decorrência de alergias, com fibras, entre outras. Por isso, a necessidade desse tipo de fórmula deve ser indicada por um profissional, tais como pediatras e nutricionistas.

A maioria dos pediatras recomenda que as crianças com menos de 2 anos bebam leite materno ou leite de vaca gordo, e que se mude para leite com baixo teor de gordura por volta dos 5 anos. O leite com baixo teor de gordura não deve ser dado a crianças com menos de 2 anos, incluindo produtos lácteos desnatados.

Em via das dúvidas é sempre bom consultar um especialista tal como um pediatra e nutricionista.

Espeto ter ajudado!

Perguntas interessantes