Renato quer saber o tempo de reflexo entre ver e agir de sua mãe, pois ela é motorista e ele se preocupa com a segurança dela no trânsito.
Para tanto, realiza um experimento no qual ele mantém uma régua de 30 cm, suspensa verticalmente, segurando-a entre seus dedos pela extremidade superior, de maneira que o zero da régua esteja posicionado na extremidade inferior. Neste momento, pede a sua mãe para apoiar a mão direita sobre a beirada de uma mesa, abrindo levemente os dedos polegar e indicador na altura do zero da régua, sem tocá-la, mas prontos para segurá-la assim que a régua for abandonada. Sem prévio aviso, a régua é abandonada e a mãe de Renato pega a régua depois de cair 20 cm.
Considerando que g vale 10 m/s2 e desprezando a resistência do ar, determine o tempo de reação da mãe de Renato.
Soluções para a tarefa
Considerando o enunciado e os conhecimentos referentes a aplicações da cinemática, é possível afirmar que o tempo de reação da mãe de Renato é de 0,2 segundos.
Sobre aplicações da cinemática:
A cinemática tem diversas formas de aplicação, desde o cálculo da velocidade de carros, até trajetórias da queda de objetos. No caso do exercício, iremos utilizar os conceitos e fórmulas da cinemática para encontrar o tempo de reação da mãe de Renato.
Portanto, sabemos que a régua caiu um total de 0,2 m e depois sua queda foi interrompida. Sabendo que inicialmente a régua estava em repouso, podemos afirmar que o movimento da régua pode ser caracterizado como queda livre, de forma que utilizaremos a seguinte relação para resolver o problema.
Onde é o quanto a régua caiu, g é a aceleração da gravidade e t é o tempo de queda. Logo, aplicando os valores que temos:
Assim, podemos afirmar que o tempo de reação da mãe de Renato é de 0,2 segundos.
Saiba mais sobre aplicações da cinemática em https://brainly.com.br/tarefa/20622434
#SPJ1