Explique o que ocorre no corpo humano durante a inspiração e expiração. Relacione as estruturas respiratórias com suas respectivas funções.
Soluções para a tarefa
a inspiração, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais (músculos que estão entre as costelas). O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, com isso ocorre um aumento do volume da caixa torácica (estrutura óssea que protege os pulmões e o coração), fazendo com que o ar entre nos pulmões.
a expiração, acontece o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, eleva-se o diafragma e as costelas abaixam, diminuindo assim o volume da caixa torácica, expulsando o ar dos pulmões. Nem todo ar é expulso dos pulmões, ficando um pequeno volume que permanece dentro dos alvéolos, evitando que haja um colapso nas finas paredes dos alvéolos.
Resposta:
Durante a inspiração, o diafragma e os músculos intercostais se contraem, de forma que o diafragma abaixa e as costelas se expandam, ocasionando na expansão do tórax. Como consequência da expansão toráxica, a pressão interna dos pulmões torne-se menor que a externa. Com a redução da pressão intrapulmonar, o ar acaba entrando pelas vias respiratórias e chegando até os alvéolos para que ocorram as trocas gasosas.
Já durante a expiração, ocorre o oposto. O diafragma e os músculos intercostais se relaxam, o tórax se retrai voltando ao seu tamanho menor. Assim, os pulmões se retraem, o que faz com que a pressão interna fique maior que a externa. O aumento da pressão intrapulmonar faz com que o ar seja lançado para fora do nosso corpo.
Principais estruturas respiratórias:
Nariz, seios nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos: tem como principal função a passagem de ar.
Alvéolos: estruturas onde ocorrem a troca de oxigênio e dióxido de carbono através da membrana capilar alvéolo-pulmonar.
Diafragma e músculos intercostais: responsáveis pelos movimentos de inspiração e expiração.
Os brônquios tem inicio fora do pulmão e a medida que se ramificam adentram o órgão, os bronquíolos já tem origem dentro dos pulmões e os alvéolos são as principais estruturas dos pulmões.
Explicação: