Explique o que ocorre com a glicose absorvida pelo organismo humano após a alimentação. Correlacione a influência do seu processamento com o metabolismo de outras macromoléculas.
Soluções para a tarefa
Introdução:
- Glicose:
A glicose () é uma das formas mais simples que constituem carboitrados, sendo um monossacarídeo fundamental para a respiração celular. Ademais, é a maior fonte de energia no organismo humano e um dos principais produtos da reação de fotossíntese que ocorre nos vegetais.
- Carboidratos:
Essas biomoléculas, também conhecidas como glicídios ou açúcares, são relacionadas com o fornecimento de energia para o funcionamento do organismo humano e também conectadas com a formação da estrutura dos ácidos nucleicos e com outras funções estruturais.
Por meio da união de monossacarídeos como a glicose, a galactose e a frutose, todos os carboidratos são formados.
Podemos encontrá-los em todos os alimentos de origem vegetal. Sendo abundantes no milho, na mandioca, no arroz, na batata, no inhame, em pães, doces, frutas, mel e em leite e derivados dele (tanto de origem animal como vegetal), etc.
Lembrando que além de conter todos os nutrientes benéficos do leite animal, o leite vegetal não possui colesterol e possui mais fibras que o leite animal.
- Alimentação:
O consumo recomendado é que entre 45% a 65% das calorias diárias consumidas seja proveniente de carboidratos. Todavia, deve-se levar em conta as particularidades e capacidade metabólica de cada ser humano.
A ingestão em excesso é associada a problemas como a obesidade.
Quando há excesso de glicose no organismo, ela é armazenada no fígado (na forma de glicogênio). Se esse nível de glicogênio fica muito alto, ele é transferido novamente para o sangue, aumentando a taxa de glicose presente na corrente sanguínea.
Resposta:
Após a ingestão e absorção, a maior parte da glicose presente no sangue é armazenada no fígado; na forma de glicogênio.
No citosol (interior das células), ocorre a glicólise, processo no qual a glicose é fragmentada em outros componentes (como piruvato e ATP), os quais vão para a mitocôndria, contribuindo para a respiração celular.
Por estarem amplamente disponíveis em alimentos de origem vegetal, muitas vezes a ingestão de carboidratos é atrelada ao consumo de fibras de celulose (paredes vegetais). Apesar dessas fibras serem integralmente eliminadas com as fezes, elas muito importantes para ativar os movimentos intestinais, sendo benéficas.
Ademais, no processo de digestão, as longas cadeias presentes em carboidratos, como nas batatas, são quebradas (hidrolisadas no tubo digestivo) em “partes” menores que podem ser absorvidas pelas vilosidades do intestino delgado (uma delas é a glicose).
Espero ter ajudado. :)
Aprenda mais:
Veja algumas perguntas relacionadas que podem agregar em seu conhecimento.
- Teoria de Oparin e Haldane - Surgimento da Vida:
https://brainly.com.br/tarefa/26557536