Explique o que foi o Renascimento Carolingio
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A obra levada a cabo pelos Carolíngios durante o império iniciado por Pepino,o Breve , quando eliminou os merovíngios em 751 e foi eleito rei pelos francos,designa-se por "Renascimento Carolíngio", sendo este período caracterizadopela confluência do purismo anglo-saxão, da tradição romana e das técnicasbizantinas. Seria Carlos Magno o obreiro da união de todo o Ocidente cristão,tendo sido sagrado imperador em 800. O império duraria até 843, quandoaplicaram as disposições do tratado de Verdun, que o divide em três partes. Aorganização do império tanto por Pepino, o Breve , como por Carlos Magnoteve como consequência um enorme desenvolvimento artístico, cujos aspetosmais interessantes se encontram na arquitetura e na pintura através de frescose de iluminuras. As artes sumptuárias e a escultura em marfim atingem amáxima expressão. As balizas cronológicas apontadas para esta renovaçãocultural vão de 780 até às invasões dos Normandos em 887. No entanto, o seureflexo vai muito para além daquela data, manifestando-se ainda nas reformasmonásticas do século X.
Notou-se, então, uma verdadeira preocupação em elevar o nível intelectual emoral dos francos. Naturalmente que o clero teve um grande peso naconstrução da nova face cultural, com a criação de novas escolas catedralícias,monásticas e presbiteriais nas áreas rurais. Apesar de vocacionadas para aformação do clero, estas escolas eram igualmente abertas aos laicos que asquisessem frequentar. As escolas elementares dedicaram-se ao ensino dasartes liberais, etapa fundamental de preparação para estudos maisaprofundados. Para atender às necessidades impostas pela reforma do ensino,Carlos Magno promoveu a vinda de professores estrangeiros que passaram afazer parte daquilo a que se chamou "a academia do palácio", composta poritalianos, irlandeses e anglo-saxões.
Tratou-se também de uma cultura renovada ao nível dos aspetos religiosos,tendo como principais centros Fulda, Luxeuil e Tours, onde os monges seempregaram nos seus scriptoria copiando a Bíblia, obras eclesiásticas ou livrosclássicos como os de Virgílio, aos quais aplicavam um excecional trabalho deiluminura que muitas vezes ocupava a totalidade da página. Nestes trabalhosestão patentes influências clássicas, bizantinas ou irlandesas, nomeadamenteno uso de grande quantidade de decoração composta por entrelacs . Foi umarenovação que experimentou um regresso à antiguidade e colocou os legadosantigos ao serviço do cristianismo, preservando-os para as épocas posteriores.Fruto do esplendor alcançado, perdurou uma forma de escrita própria de umnovo império - a carolina (ou carolíngia).A cultura palaciana atingia o seu auge e as suas figuras mais representativas,para além de Alcuíno, foram Eginhard (conselheiro de Carlos Magno) com a suaobra Vida de Carlos Magno , e Rábano Mauro, discípulo de Alcuíno. Este,juntamente com Paulo Diacro (ou Diácono), impulsionaria a gramática e amétrica, dando origem a um tipo de literatura enfática. Naturalmente asquerelas dogmáticas recrudesceram, com destaque para as posições de JeanScott (ou Scott Erígena) acerca da questão dos conceitos, colocando oproblema da religião face à fé.
Foi principalmente na arquitetura que se manifestaram os objetivos maiselevados dos protagonistas da organização do império, ilustrando bem astransformações ocorridas no âmbito da religiosidade, nomeadamente emrelação à liturgia. Aproveitam-se influências de Bizâncio em Aix e Germigny.Constituiu, de facto, uma síntese das diferentes correntes artísticas doOcidente que se concatenam durante o reinado de Carlos Magno: influênciasda antiguidade trazidas via Itália e Bizâncio e influências provenientes daInglaterra e da Irlanda.
Notou-se, então, uma verdadeira preocupação em elevar o nível intelectual emoral dos francos. Naturalmente que o clero teve um grande peso naconstrução da nova face cultural, com a criação de novas escolas catedralícias,monásticas e presbiteriais nas áreas rurais. Apesar de vocacionadas para aformação do clero, estas escolas eram igualmente abertas aos laicos que asquisessem frequentar. As escolas elementares dedicaram-se ao ensino dasartes liberais, etapa fundamental de preparação para estudos maisaprofundados. Para atender às necessidades impostas pela reforma do ensino,Carlos Magno promoveu a vinda de professores estrangeiros que passaram afazer parte daquilo a que se chamou "a academia do palácio", composta poritalianos, irlandeses e anglo-saxões.
Tratou-se também de uma cultura renovada ao nível dos aspetos religiosos,tendo como principais centros Fulda, Luxeuil e Tours, onde os monges seempregaram nos seus scriptoria copiando a Bíblia, obras eclesiásticas ou livrosclássicos como os de Virgílio, aos quais aplicavam um excecional trabalho deiluminura que muitas vezes ocupava a totalidade da página. Nestes trabalhosestão patentes influências clássicas, bizantinas ou irlandesas, nomeadamenteno uso de grande quantidade de decoração composta por entrelacs . Foi umarenovação que experimentou um regresso à antiguidade e colocou os legadosantigos ao serviço do cristianismo, preservando-os para as épocas posteriores.Fruto do esplendor alcançado, perdurou uma forma de escrita própria de umnovo império - a carolina (ou carolíngia).A cultura palaciana atingia o seu auge e as suas figuras mais representativas,para além de Alcuíno, foram Eginhard (conselheiro de Carlos Magno) com a suaobra Vida de Carlos Magno , e Rábano Mauro, discípulo de Alcuíno. Este,juntamente com Paulo Diacro (ou Diácono), impulsionaria a gramática e amétrica, dando origem a um tipo de literatura enfática. Naturalmente asquerelas dogmáticas recrudesceram, com destaque para as posições de JeanScott (ou Scott Erígena) acerca da questão dos conceitos, colocando oproblema da religião face à fé.
Foi principalmente na arquitetura que se manifestaram os objetivos maiselevados dos protagonistas da organização do império, ilustrando bem astransformações ocorridas no âmbito da religiosidade, nomeadamente emrelação à liturgia. Aproveitam-se influências de Bizâncio em Aix e Germigny.Constituiu, de facto, uma síntese das diferentes correntes artísticas doOcidente que se concatenam durante o reinado de Carlos Magno: influênciasda antiguidade trazidas via Itália e Bizâncio e influências provenientes daInglaterra e da Irlanda.
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Foi o incentivo dado a produçao cultural durante o governo de Carlos Magno
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