História, perguntado por Maria177377383, 1 ano atrás

explique o que foi o coronelismo e voto de cabresto

Soluções para a tarefa

Respondido por rodriguesbia
24
No coronelismo, os coronéis tinham grande influência, pois controlavam os meios de produção, detendo o poder econômico, social, político e local. No voto de cabresto, a pessoa votava sem saber em quem e o porque de estar votando. Junto a isso, o voto era aberto e com isso, haviam fraudes eleitorais constantes, além da prática do clientelismo, que era uma troca de favores na qual havia o fornecimento de bens e em troca, o voto. Muitas vezes, havia a violência através de jagunços/capangas. 
Respondido por yohannab26
0

 O coronelismo foi uma prática política utilizada para reprimir a sociedade e manter a ordem social, preservando os seus próprios interesses. O voto de cabresto foi uma forma de coronelismo.

Coronelismo

 Durante a Primeira República do Brasil ( ou República Velha) o poder econômico estava nas mão dos coronéis, por isso o nome Coronelismo, essa prática política foi marcado pela força militar que exercia sob a população brasileira.

 Nas esferas municipais, os coronéis, com seu poder de influência e dominação sob a população obrigava os eleitores a votar em candidatos que convinham aos seus interesses. O poder de barganha destes foi denominado Voto de Cabresto.

O voto de cabresto tinha o objetivo de controlar o voto popular, afim de garantir o poder das oligarquias. A população era obrigada a votar no determinado candidato caso contrário, estaria sujeito a retaliação.

Para mais informações, acesse:

Voto de cabresto: brainly.com.br/tarefa/8536012

Anexos:
Perguntas interessantes