Explique o que foi a carta do povo e aponte qual a sua importância na organização dos trabalhadores ingleses nas primeiras décadas do século XIX
Soluções para a tarefa
A Carta do Povo foi o documento legal que garantiu aos trabalhadores ingleses uma série de direitos e mecanismos de proteção social.
Ela foi o resultado do Movimento Cartista, um movimento proletário de caráter reformista (não pretendiam fazer a revolução, mas sim reformar a sociedade inglesa) que defendia, entre outras coisas, a criação da carga horária diária de oito horas e o direito à aposentadoria.
Se não fosse a organização proletária, tais direitos jamais teriam sido conquistados, de modo que foi por meio da organização que o proletariado inglês mudou a sua própria vida.
Mais sobre o cartismo:
https://brainly.com.br/tarefa/2746272
Resposta:
Em 1830, a Associação dos Trabalhadores de Londres divulgou a chamada Carta do Povo. Conhecidos como cartistas (em alusão à carta), os integrantes desse movimento visavam a algumas conquistas politicas, como uma reforma parlamentar que garantisse maior equilíbrio nas eleições, o voto secreto e a participação do operariado na política. Lutavam, ainda por melhores condições de trabalho.
Em 1838, a Carta do Povo foi entregue aos parlamentares, com mais de 1,3 milhão de assinaturas e expressiva participação dos trabalhadores da Indústria. Ao exigirem participação política, os operários se definiram como uma classe social, com interesses específicos.
Explicação:
Espero ter ajudado, uma boa tarde e bons estudos