Filosofia, perguntado por felipecarraro2312, 10 meses atrás

Explique o que é o método maiêutico e responda: qual é a importância desse
método para o abandono da opinião (doxa) e a conquista da verdade (alétheia)?
Alguém me responde essa porfavor ?

Soluções para a tarefa

Respondido por luisareisferr
1

O que é o método maiêutico:

Uma prática filosófica desenvolvida por Sócrates onde, através de perguntas sobre determinado assunto, o interlocutor é levado a descobrir a verdade sobre algo.

Importância desse  método para o abandono da opinião (doxa) e a conquista da verdade (alétheia):

A importância seria a busca por conhecimento aprofundando, por quaisquer for o assunto, e encontrar a verdade "absoluta", que seria através do conhecimento cientifico e pela razão (Aleteia), se não seria atribuído ao conhecimento filosófico (Doxa)


felipecarraro2312: me ajudaaa
felipecarraro2312: Pode responder ela por aqui
luisareisferr: posso sim kkkk
felipecarraro2312: Obrigados
felipecarraro2312: obrigadoo **
luisareisferr: Os filósofos pré-socráticos acreditavam que a origem das coisas vinha da physis (os quatro elementos naturais - fogo, ar, água e terra). Já Sócrates, acreditava que na investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores, vendo que a "verdade" estaria no conhecimento através da razão e conhecimento.
luisareisferr: Como Atena influenciou:
Sócrates acreditava que a alma humana é a sede de sua faculdade racional, o fator essencial que distingue o homem dos animais. Mas a alma possui também um elemento irracional e, para o homem, o grande problema é tornar-se verdadeiramente humano, isto é, permitir que o elemento racional domine e controle o outro, pois nada disso tem sentido com o isolamento.
luisareisferr: A sabedoria e a bondade só são verdadeiramente possíveis onde existe uma relação, por um lado, entre o homem e o homem e, por outro, entre o homem e o eterno. Daí o fato de o amor, a amizade, a piedade, a imortalidade e, sobretudo, a justiça, se encontrarem entre os temas relevantes dos diálogos de Sócrates.
luisareisferr: Dessa forma, Sócrates obrigava os atenienses a repensarem as suas imagens de belo e de bom, de justo e de injusto, de vida feliz, de ideal de cidade. Assim como desde sua juventude abalara as próprias certezas, sempre repetindo que apenas sabia que nada sabia, abalava também as certezas de todos, pobres ou ricos, homens livres ou escravos, artesãos, políticos, prostitutas, sofistas ou juízes. Todos diante de Sócrates eram obrigados a repensar os seus fins.
luisareisferr: A grande contribuição de Sócrates não está na discussão política e suas contradições, nem na ideia de que a política e a justiça devem estar ligadas, mas sim no modo radical e sistemático de análise dos problemas e na perseverante insistência de que a política (e todo o comportamento) tem de ser orientada racionalmente e julgada por normas éticas absolutas.

espero ter ajudado.
Respondido por joao2508pedro
0

Resposta:

Explicação:

nf

Perguntas interessantes