Biologia, perguntado por hendrewdutra12, 1 ano atrás

Explique o que é biotecnologia. Diga quem a definiu

Soluções para a tarefa

Respondido por ThifanyKauany
1

Resposta:

Biotecnologia significa qualquer tecnologia que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específicas

Espero ter ajudado!

Respondido por jessicaclopes2004
0

Resposta:

A palavra Biotecnologia tem origem grega, onde Bio significa vida; técno, técnica; e logia, conhecimento ou estudo. Biotecnologia então é a tecnologia baseada na biologia, ciências biológicas aplicadas, qualquer que seja, em qualquer nível: molecular, celular, morfofisiológico, ecológico, biodiversidade. Ou seja, trata-se de olhar as diferentes ciências biológicas não pelo angulo da preservação e descrição, mas pelo angulo de riqueza e produção econômica, tal qual definido em A Convenção sobre Diversidade Biológica da ONUA biotecnologia clássica (fase 1) se baseia na utilização de organismos vivos da forma como são encontrados na natureza ou melhorados por genética estatística convencional. Nesse sentido, a biotecnologia clássica se baseia principalmente nos conceitos mais maduros da microbiologia e genética, envolvendo um conjunto de atividades como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja).

Por outro lado a a fase 2 da biotecnologia (biotecnologia moderna) faz uso intenso da genética molecular (DNA recombinante) e biologia molecular, a ponto de quase perder sua identidade ampla e se resumir a biologia molecular. Recentemente, temos a fase 3 da biotecnologia (biotecnologia moderna) no qual a multidisciplinaridade e a diversidade em tecnologias e ciências biológicas atinge o seu ápice, ou seja, ocorre a combinação dos conceitos biológicos da genética, biologia celular, zoologia, botânica, ecologia, evolução, engenharia, tecnologia da informação, robótica, bioética e o biodireito, entre outras. Portanto, a fase 3 da biotecnologia busca também sair da dependência da tecnologia do DNA recombinante para poder gerar novas tecnologias baseadas em outros ramos da biologia, além de estabelecer uma identidade multidisciplinar e diversa, buscando não se deixar confundir e se reduzir a biologia molecular e bioquímica.

Em função da amplitude da definição e por tentar ser um guarda chuva para inúmeras disciplinas já consolidadas, admite-se um carácter de marketing e de algo amorfo, sem identidade, á biotecnologia, o que vem dificultando o seu pleno entendimento pela sociedade.

Explicação:

Perguntas interessantes