História, perguntado por JexeldDH, 1 ano atrás

Explique o que é Antropocentrismo

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
295
Só para você entender um pouco...
Antropocentrismo é um termo que foi criado na Europa no fim da Idade Média surgindo como a principal ideologia do humanismo renascentista que visava se desvincular totalmente dos costumes, dogmas e doutrinas da Idade Media,  e entra em contradição com o teocentrismo que defende a ideia de que Deus é o centro do universo e o criador de todas as coisas do mundo.

Agora explicarei a tese do antropocentrismo.
O antropocentrismo defende a tese de que o homem deve ser o centro das atenções, expressões culturais, históricas e filosóficas, ou seja, o homem sendo o centro dos cosmos. Não acreditando na existência do Deus judaico-cristão, ou pelo menos, não acreditando nele como o Ser que está no controle de tudo neste mundo desde a criação do universo.

Como assim?
Simplesmente o antropocentrismo dita e acredita que o homem é seu próprio deus, e que nada neste planeta ou fora está acima do homem. Fazendo o ser humano pensar que nada é capaz de o-destruir a não ser ele próprio. Resumindo, é algo que se assemelha ao ceticismo; Não acredita que o Deus judaico cristão é a energia que move o espirito de cada alma-vivente.



 
Respondido por yasminreal47
200

Resposta:

forma de pensamento comum a certos sistemas filosóficos e crenças religiosas que atribui ao ser humano uma posição de centralidade em relação a todo o universo, seja como um eixo ou núcleo em torno do qual estão situadas espacialmente todas as coisas, seja como uma finalidade última, um télos que atrai para si todo o movimento da realidade.

Perguntas interessantes