Explique o que aconteceu com o istmo de suez
Soluções para a tarefa
Resposta:
Guerra de Suez. A Guerra de Suez envolveu Israel, França e Inglaterra na disputa com o Egito pelo domínio de seu canal, o Canal de Suez. O motivo da guerra foi o desejo das nações capitalistas controlarem um ponto estratégico no Mar Vermelho, que permite ligar Europa à Ásia sem precisar contornar a África.
Resposta:
O Canal de Suez une o Mediterrâneo e o Mar Vermelho desde 1869, mas teve uma história agitada, repleta de guerras.
No século XIX antes da nossa era, um primeiro canal foi escavado entre o Golfo de Suez e o delta do Nilo, sob o reinado de Sesóstris III. Foi utilizado, com interrupções, até o século VIII da nossa era, até ser abandonado pelo alto custo da dragagem contínua.
A partir do século XVI, o projeto volta a ser estudado, sucessivamente pelos venezianos, os sábios que acompanharam Napoleão Bonaparte em sua expedição ao Egito, ou pelos sansimonistas, adeptos do industrialismo.
Em 30 de novembro de 1854, Said Pacha assina uma concessão de 99 anos, autorizando o diplomata francês Ferdinand de Lesseps, seu ex-professor de hipismo, a cavar o canal no istmo de Suez.
No ano seguinte, o francês funda a Companhia de Suez. Apoiado por Napoleão III e pela imperatriz Eugênia, consegue captar por assinatura mais da metade do capital necessário. O vice-rei compra a outra metade das ações.
O canal foi oficialmente inaugurado em 17 de novembro de 1869 pela imperatriz Eugênia, após dez anos de obras.
Explicação: