Biologia, perguntado por Neymarsonegador, 7 meses atrás

Explique o processo de reprodução sexuada com fecundação cruzada que ocorre nos platelmintos monoicos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por claudiovuuuu
2

Os platelmintos são chamados de vermes achatados, ou planos, e são agrupados dentro do filo dos Platyhelminthes, no Reino Animal. São organismos invertebrados, de corpo mole e de pouca espessura.  

É o terceiro filo do Reino Animal, formado após os cnidários, e é a partir dos platelmintos que se formam outros três filos animais: nematelmintos, moluscos e anelídeos. Isso significa que esses três filos apresentam como ancestral comum um organismo do filo platyhelminthes.

 

Os platelmintos podem apresentar vidas livres, sendo encontrados em ambientes aquáticos ou úmidos, ou ainda alojados no interior de outros organismos, atuando como parasitas. São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose.

Os platelmintos podem apresentar formas diferentes de reprodução de acordo com a classe. São geralmente seres monóicos (com indivíduos contendo ambos os sexos), também chamados de hermafroditas. São capazes, portanto, de realizar autofecundação, como ocorre nas tênias da classe Cestoda.

Por exemplo, as planárias da classe Turbellaria podem realizar reprodução assexuada por fissão binária, processo que não garante variabilidade genética, mas que é muito importante quando o organismo se encontra isolado em determinados ambientes. Também podem apresentar reprodução sexuada, quando duas planárias trocam os gametas masculinos através do processo de fecundação cruzada, que garante variabilidade genética.

Os platelmintos parasitas podem se reproduzir sexuadamente, depositando seus ovos no corpo do hospedeiro em que estão. Estes hospedeiros podem liberar os ovos no ambiente através das fezes e outras secreções. Os ovos, então, eclodem, e as larvas podem colonizar um novo hospedeiro. É o caso, por exemplo, dos Schistosomas da classe Trematoda.

Perguntas interessantes