explique o processo de ossificação dos ossos chatos do corpo humano:
Soluções para a tarefa
Resposta: Pode ser chamada de ossificação conjuntiva ou direta. Esse é o processo que permite a formação dos ossos chatos, que se localizam no crânio. Também contribui para o crescimento em espessura dos ossos logos, presentes, principalmente, nos membros. Ocorre na membrana do tecido conjuntivo de revestimento. As células conjuntivas, mesenquimais, se diferenciam passando de células osteoprogenitoras para formação de grupos de osteoblastos.
Os osteoblastos, agrupados em centros de ossificação, secretam matriz óssea, composta de colágeno e proteoglicanos, que vai sendo endurecida através da captação e deposição de cálcio, formando assim os osteócitos. Esses osteócitos são células do tecido ósseo e formam lâminas ósseas irregulares que, gradativamente, crescem e se fundem para compor o osso.
Podemos observar que na face interna dos ossos cranianos, encontra-se a atividade de osteoclastos, que são células componentes da matriz óssea, relacionadas com absorção e remodelagem do tecido ósseo. Neste caso, ososteoclastos reabsorvem a matriz óssea, permitindo o crescimento do cérebro. Ao mesmo tempo que isso ocorre, na face externa dos ossos cranianos, os osteoblastos produzem matriz óssea calcificada, com a intenção de manter a espessura do osso.
Ao nascer, a ossificação ainda não está totalmente completa, apresentando tecidos mole nos pontos de sutura da caixa craniana. Ou seja, entre os ossos formados pelos centros de ossificação. Essas partes flácidas formam as fontanelas, comumente chamadas de “moleiras”. O recém-nascido apresenta um total de seis fontanelas.