História, perguntado por Borel11, 1 ano atrás

explique o pacto colonial e a monocultura ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Kelly0705
11
O chamado pacto colonial, também denominado de exclusivo metropolitano, era um sistema pelo qual os países da Europa que possuiam colônias na América, mantinham o monopólio da importação das matérias-primas mais lucrativos dessas possessões, bem como da exportação de bens de consumo para as respectivas colônias.
As colônias européias na América deveriam fazer comércio apenas com as suas respectivas metrópoles. Isso oferecia uma garantia de poder estabelecer os preços mais vantajosos. Os europeus vendiam caro e compravam barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa. 
Monocultura da produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola (ex: soja e algodão). Está associada aos latifúndios. 

A substituição da cobertura vegetal original, geralmente com várias espécies de plantas, por uma cultura única, é uma prática danosa ao solo. Por exemplo: numa área de cerrado podemos encontrar tamanduás, emas, e até lobos-guará, sem contar os animais menores. Quando se derruba uma grande área de cerrado e planta-se por exemplo soja, estes animais tem dificuldade para se alimentar, não encontram abrigos e dificilmente conseguem se reproduzir. Aqueles que sobrevivem procuram outros locais, invadindo áreas urbanas, tornando-se então presas fáceis. 

Por outro lado, alguns insetos encontram na plantação de soja alimento constante e poucos predadores, desta maneira se reproduzem intensamente tornando-se pragas. Outro efeito é o esgotamento do solo: na maioria das colheitas retira-se a planta toda, interrompendo desta maneira o processo natural de reciclagem dos nutrientes . O solo torna-se empobrecido, diminui a produtividade tornando-se necessária então a aplicação de adubos.

Kelly0705: Espero ter ajudado
Kelly0705: Espero ter ajudado
Kelly0705: Espero ter ajudado
Borel11: Muito obrigado ❤
Kelly0705: de nada
Kelly0705: ops net ruim
Perguntas interessantes