História, perguntado por GeniaOnline, 1 ano atrás

Explique o movimento de descontentamento, Cangaço.

Soluções para a tarefa

Respondido por Star22
4
  A miséria e a desesperança também foram responsáveis pelo formação de um tipo de grupo no Nordeste: os cangaceiros, eram sertanejos armados que viviam dos saques de fazendas e de cidades nordestinas.
  O mais conhecido desses bandos foi liderado por Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, agiu entre 1918 e 1938 no interior do Pernambuco. Os camponeses da região sentiam uma mistura de admiração e medo por aqueles bandos, que ora atacavam latifundiários e vingavam as injustiças praticadas por eles, ora ajudavam a oprimir a população.

Star22: caramba essa resposta me deu trabalho kk
GeniaOnline: obg
GeniaOnline: dscpa nao ter marcado melhor resposta
GeniaOnline: tem otra la no meu perfil vai la
Star22: okay
GeniaOnline: vai la
Respondido por 7minuteluna
0

Oi, boa noite! Aqui está a resposta:

Cangaço é a nomenclatura para o movimento armado de nômades nordestinos que teve seu auge entre o final do século XIX e início do século XX. O cangaço ficou marcado pela intensidade de crimes violentos e cruéis do nordeste do Brasil. movidos principalmente pela vingança, revolta e disputa de terras. Formadas por sertanejos, jagunços, empregados de latifundiários, capangas e pistoleiros, os grupos do cangaço espalharam terror e medo por onde passavam.  

Durante os primeiros anos da República Oligárquica o poder do cangaço no nordeste do Brasil era imenso. A crueldade durante os ataques despertava o medo da polícia estadual que necessitava da polícia militar na tentativa de impedir os cangaceiros. Devido a bravura e a audácia desses bandidos, muitas vezes eram vistos como heróis entre a população do Sertão, que enfrentavam o descaso das autoridades e viviam em extrema pobreza.  

Espero ter ajudado! Boa sorte!

Perguntas interessantes