Filosofia, perguntado por brendaadorno91, 1 ano atrás

Explique o mito da caverna de Platão e faça uma relação com o pensamento contemporâneo.

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusizidro2pbd9y5
7

Resposta :

O mito da caverna de Platão é uma metáfora que consiste em mostrar a ignorância humana e o que seria necessário pra atingir ''o mundo real''.

Trazendo ela para o mundo atual,podemos dizer que o ser humano tem regredido constantemente,a ponto de estar,cada vez mais vivendo como um prisioneiro,apesar das informações hoje serem de fácil acesso.

as pessoas estão cada vez mais preguiçosas,preguiça de pensar,racionar,hoje saímos na rua e vejamos um bando de zumbi vidrado em um Smartphone,a preguiça tornou algo comum na nossa sociedade,como eu falei ali em cima saímos na rua e só vejamos zumbi estimulada pelo fácil acesso as informações que antigamente teríamos de fazer pesquisas em bibliotecas,ler,racionar,resumindo usar o Cérebro.

hoje basta da um Google e temos toda informação,a preguiça de usar a mente tem sido muito ruim,aceitação de ideias fáceis. a dúvida socrática,o questionamento,a não aceitação de informações sem antes averiguá las.(elementos que custaram a vida de Sócrates) são hoje desprezados.

e quem ousar a se opor a isso,rodeadas de ignorância,assim com os prisioneiros de Platão,é considerado louco,doente,uma pessoa antiga,que não evolui.

Os escravos presos no interior da caverna não percebem que são prisioneiros, assim como as pessoas que estão presas na mídia, nas redes sociais e no mar de informações, muitas vezes desinformantes, da internet, não percebem que são enganadas.

Vivemos na época do predomínio da opinião rasa, do conhecimento superficial, da informação inútil e da prisão cotidiana que arrasta as pessoas, cada vez mais, para a caverna da ignorância.

Explicação:

Respondido por BrenoSousaOliveira
1

Atualmente vivemos em um mundo de aparências, enquanto que a caverna significa exatamente isso.

Platão e seus conhecimentos

Platão foi um metafísico que buscava conciliar as ideias de Heráclito e Parmênides sobre a existência do ser. Para um o mundo era mutável e para o outro, as mudanças eram apenas ilusões de nossas mentes. De forma que Platão falava que existiam dois mundos: Um mutável e um imutável. Nosso conhecimento acontecia por lembrança desse mundo.

Daí ele criou a alegoria da caverna, onde a caverna era o nosso mundo imperfeito e a luz era o mundo inteligível. O mundo da caverna era o mundo de aparências e não o real.

Hoje em dia vivemos num mundo onde supostamente há conhecimento, mas o conhecimento que ele nos oferece é apenas uma ilusão do verdadeiro conhecimento.

Para saber mais sobre Platão, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/22873770

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes