História, perguntado por faclube, 11 meses atrás

Explique o escambo e o estanco na extração do pau-brasil. Há alguma relação entre a extração do pau-brasil e a devastação da floresta tropical atlântica? Discorra sobre o assunto.

Soluções para a tarefa

Respondido por anahelton10
6
Olá, Faclube!


O Escambo na extração do pau-brasil consistiu na troca de mercadorias por trabalho que neste caso foi feita pelos portugueses os quais ofereciam aos índios itens de pouco valor (espelhos, tecidos, chocalhos, papéis) em troca do seu trabalho que consistia em cortar as árvores de pau-brasil e levar os troncos até as caravelas portuguesas.


O Estanco na extração do pau-brasil consistiu na realização do monopólio sobre um produto de maneira legal. No caso do pau-brasil no período colonial, Portugal arrendou o direito de explorar esta madeira junto a um consórcio de mercadores de Lisboa chefiados por Fernando de Noronha.


Com isso, estes mercadores tinham o compromisso de patrulhar todo o litoral do território brasileiro conhecido nesta época para evitar invasões de outros países que pretendessem adquirir pau-brasil na região.


Sobre a devastação da Floresta Tropical Atlântica existe uma relação entre este processo e a extração do pau-brasil porque a eliminação desta formação vegetal teve início no período pré-colonial com a retirada maciça das árvores de pau-brasil.



Espero ter ajudado.



Atenciosamente,



Ana Camila

Perguntas interessantes